Sala da Memória da JFPR celebra 35 anos de criação na próxima semana (27/11/2025)

  • Categoria do post:TRF4

Inaugurada em 17 de dezembro de 1990, a Sala da Memória da Justiça Federal do Paraná (nominada em 2019 como “Sala da Memória Fábio Luiz dos Santos”), celebrará seus 35 anos na semana de 1º a 5 de dezembro, com uma série de palestras, roda de conversas e homenagens.

A Sala foi instalada por iniciativa do Juiz Federal Rubens Raimundo Hadad Vianna (falecido em 2023), que atuou em Curitiba de 1987 a 1993, tendo sido diretor do foro da JFPR entre 1989 e 1991. O espaço contou com o apoio técnico da esposa do magistrado, Ieda Faria Hadad Vianna, servidora do TRT/3ª Região (em Minas Gerais, estado natal do casal), mas cedida ao TRE/PR. Ieda tinha Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduação em Conservação e Restauração de Pintura e Escultura pela mesma universidade, daí a maior facilidade no projeto e idealização da Sala.

A servidora Mônica Lopes Simião, bibliotecária da JFPR, foi a responsável pelo cuidado e gestão da Sala por 25 anos – desde a inauguração até 2015, ano de sua aposentadoria.

A Sala da Memória está localizada hoje no térreo da Sede Cabral da Justiça Federal em Curitiba – denominada Foro Federal Juiz Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, vinculada à Divisão de Documentação e Memória e gerida pelo Núcleo de Memória Institucional.

Em 2019, em iniciativa do então Juiz Federal Marcelo Malucelli (atualmente desembargador federal do TRF4), a Sala recebeu o nome de Fábio Luiz dos Santos, em homenagem ao dedicado servidor da Instituição, falecido em 2018.

O espaço guarda hoje cerca de 4 mil processos históricos da JFPR em sua 1ª fase (1891-1937), que estão sendo digitalizados, indexados e disponibilizados na íntegra na página do Portal da JF4ª Região, na Memória Online. Também estão expostos um conjunto de seis togas de magistrados, mobiliário de 1919 e de 1967, máquinas de escrever, telex, caneta-tinteiro, sinetas, fotografias e dezenas de documentos desentranhados de processos históricos – petições curiosas, títulos de crédito e cédulas falsas do início do século XIX. Um painel na parede revela a Linha do Tempo da Instituição, destacando os principais fatos da história da JFPR.

A Sala é “ponto final” das visitas institucionais recebidas, sobretudo de alunos e professores dos cursos de Direito que se inscrevem para o PVITA – Programa de Visitação Técnico-Acadêmica da Justiça Federal, mas também de grupos de magistrados e servidores que vêm participar de cursos no prédio-sede.

“A Sala da Memória é um espaço privilegiado de cultura e de difusão da história institucional. Sobretudo às novas gerações, ela descortina um passado feito de muitas lutas para que a Instituição chegasse ao patamar de excelência, inovação e modernidade de que desfruta hoje. E foram muitas as pessoas que construíram esta bela história – magistrados, juízes e terceirizados – representados neste belo espaço: a Sala da Memória da JFPR!”, avalia o Juiz Federal Rony Ferreira, coordenador da Comissão de Gestão da Memória JFPR.

Confira a programação

01/12 – segunda-feira – 16h – “A história do Poder Judiciário no Paraná”, Desembargador Federal aposentado Vladimir Passos de Freitas (TRF4) e Profª Chloris Elaine Justen de Oliveira, diretora do departamento de Arquivo e Memória da Amapar (TJ/PR).

02/12 – terça-feira – 16h – “A história da presença negra no Paraná” – Profª Drª Noemi Santos da Silva, do curso de História da UFPR.

03/12 – quarta-feira – 16h – “A participação de mulheres brasileiras na 2ª Guerra Mundial”, – Prof. Cristiano Rocha Affonso da Costa (professor de História e consultor do Museu do Expedicionário em Curitiba).

04/12 – quinta-feira – 16h – “A nossa língua: afinal falamos português ou brasileiro? Um passeio pelas origens e transformações de nosso idioma” – Profª Drª Luana de Conto, do Departamento de Linguística e Literatura da UFPR.

05/12 – sexta-feira – 14h – Roda de conversa com aposentados e homenagens.

Local: Sala da Memória Fábio Luiz dos Santos – térreo da Sede Cabral, em Curitiba (com transmissão online das palestras).

inscrição é online e gratuita

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br

Sala da Memória, na sede Cabral da JFPR, em Curitiba
Sala da Memória, na sede Cabral da JFPR, em Curitiba ()

Parte interna da Sala da Memória da JFPR
Parte interna da Sala da Memória da JFPR ()