Como parte de seu cronograma de expansão, o Projeto Aproxima, promovido pela Justiça Federal do Paraná (JFPR), prestou seu primeiro atendimento à comunidade quilombola da Colônia Sutil, no distrito de Guaragi, no município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, desde a manhã desta segunda-feira (6).
O juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), bem como os juízes federais Guilherme Roman Borges e Marize Cecília Winkler e a servidora Kely Laurentino, coordenadores do projeto, entre outros servidores da JFPR e representantes de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, se instalaram no Centro Comunitário da Colônia Sutil para receber os moradores durante todo o dia.
Na ocasião, esteve presente a prefeita do município de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, acompanhada de seus secretários, para tratar das demandas coletivas da comunidade, em uma roda de conversa, que objetivou a construção de soluções dialogadas.
A Colônia Sutil é composta por cerca de 70 famílias quilombolas. A comunidade começou a ser habitada em 1854 por descendentes de africanos e hoje é um dos mais de 30 quilombos registrados no Paraná.
Orientações e encaminhamentos
As famílias contaram com atendimentos de órgãos como a Defensoria Pública Estadual (DPE) e Federal (DPU), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), prefeitura de Ponta Grossa, CRAS, Ministério Público, Receita Federal, INSS, entre outros.
O Projeto Aproxima nasceu de uma parceria entre a JFPR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) em março de 2024 e desde então realizou atendimentos a cerca de 2 mil famílias de comunidades vulneráveis.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br
A prefeita Elizabeth Schmidt (casaco branco), de Ponta Grossa, participou da roda de conversa com a comunidade, ao lado do juiz federal José Antonio Savaris e da juíza federal Marize Winkler (JFPR)
Equipes do Projeto Aproxima em atendimento à Colônia Sutil, em Ponta Grossa (JFPR)