OAB participará de conferência da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência

  • Categoria do post:OAB

O presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Nacional, Emerson Maia Damasceno, participará da 17ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP/CDPD). A sessão da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorrerá entre 11 e 13 de junho, em Nova Iorque (EUA).

Essa será a terceira vez que Damasceno representará a OAB perante a ONU. O presidente da Comissão, que é autista e tem deficiência física há mais de uma década, destaca que um dos subtemas será o socorro às pessoas com deficiência durante emergências humanitárias e desastres naturais. “Diante dos eventos climáticos que acometem o Rio Grande do Sul, pretendo levar ao debate o que ocorre com o povo gaúcho. Infelizmente ainda não temos preparo para o que está garantido no Artigo 11 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, disse.

Em 2019, ele participou do evento pela primeira vez e, à época, criticou as políticas sociais de exclusão em curso no país e a instabilidade democrática. 

A OAB é uma das entidades que compõem o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). O Conselho é um dos seis órgãos das Nações Unidas, tendo em sua formação 54 membros, eleitos pela Assembleia Geral por períodos de três anos. A missão central é reunir organizações e pessoas que comunguem do intuito de promover ações coletivas por um mundo sustentável.