OAB do Rio Grande do Norte celebra 91 anos de história

  • Categoria do post:OAB

Em 22 de outubro de 1932, era instalada a seccional do Rio Grande do Norte da OAB. Completando 91 anos neste domingo (22/10), a entidade civil é uma das mais queridas e respeitadas no estado do Rio Grande do Norte, tendo sido a sétima seccional a ser inaugurada no país.

Aldo Medeiros, presidente da OAB-RN, ressaltou a significância dessa celebração pela entidade. “Os 91 anos merecem uma comemoração, uma vez que é uma caminhada longa e extremamente produtiva da advocacia do Rio Grande do Norte. A nossa Ordem dos Advogados sempre foi uma referência em defesa dos princípios democráticos e do bom exercício da advocacia, a partir do qual se garante o bom funcionamento da Ordem em todos os momentos em que há violações de prerrogativas, ou alguma violação de direito é registrada. Nós, da OAB Rio Grande do Norte, comemoramos essa data com muita alegria, contando com a absoluta unidade de trabalho com os advogados do nosso estado e de todo o Brasil”, declarou ele.

O Conselho da seccional realizou a primeira reunião em 5 de março de 1932, na sede do Instituto Histórico Geográfico, idealizada pelo advogado Hemetério Fernandes. Decidiu-se pela instalação de uma Corporação de Ofício da Classe dos Advogados no estado. Essa corporação passou a funcionar na Ribeira, em uma sala cedida pelo Instituto Histórico.

Ao longo de suas nove décadas de existência, a OAB-RN esteve presente em momentos históricos da história do Brasil, com atuação marcante em episódios como a Intentona Comunista, a instalação do Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. A seccional se destacou na contribuição para a redemocratização do país e atuação na defesa dos direitos fundamentais.