Justiça Federal comemora 30 anos em Novo Hamburgo (13/11/2023)

  • Categoria do post:TRF4

No dia 13 de setembro de 1993, a Justiça Federal instalava sua primeira vara federal em Novo Hamburgo (RS). Os 30 anos de atuação no município e na região serão comemorados nesta terça-feira (14/11), com uma solenidade que relembrará esta história. O evento será realizado a partir das 20h e contará com a participação de autoridades de diversas instituições.

Nestes anos, a Justiça Federal vem buscando a prestação de serviço público de qualidade, eficiente, com o contínuo investimento em modernização, qualificação do quadro de pessoal, em ferramentas que alavancam e ajudam a agilizar a tramitação das ações, como o processo eletrônico. O objetivo é obter uma prestação jurisdicional mais rápida e eficiente, além de um qualificado atendimento à população.

Atualmente, a Justiça Federal em Novo Hamburgo conta com seis varas federais e está localizada na rua Bayard de Toledo Mércio, nº 220, desde 17 de junho de 2009. A subseção conta com doze juízes e 117 servidores que atuam em 17.214 processos. A Subseção tem jurisdição sobre os municípios de Araricá, Bom Princípio, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Taquara e Três Coroas.

História da subseção

Há 30 anos, a cerimônia de instalação da subseção foi presidida pelo então presidente do TRF4, desembargador federal Gilson Langaro Dipp. A primeira magistrada designada foi a juíza federal Taís Schilling Ferraz, que acumulava ainda o cargo de diretora do Foro. Na época, a equipe da subseção contava com oito servidores.

(JFRS | SECOS | Eduardo)