A Subseção Judiciária de Ponta Grossa celebra os 25 anos de presença na cidade em evento que acontece no dia 20 de junho de 2024. A cerimônia terá início às 17h, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa – ACIPG (Av. Visconde de Taunay, 1855, Ronda) e será transmitido no Canal da JFPR no YouTube.
O evento contará com a presença de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo de relembrar a criação e instalação de duas primeiras Varas Federais na cidade, além de reafirmar a importância do trabalho desenvolvido por magistrados e magistradas, servidores e servidoras nos últimos 25 anos de presença da JF na “Princesa dos Campos Gerais”.
Para o diretor do Foro da Subseção Judiciária de Ponta Grossa, juiz federal Antônio César Bochenek, a presença da JF na cidade é muito importante. “Milhares de benefícios previdenciários já foram concedidos aos cidadãos e cidadãs, bem como atendimento às partes e aos advogados de forma mais próxima, contribuindo para ações ações voltadas a garantir os direitos e promover a cidadania. São exemplos da relevância da presença da Justiça Federal na região dos Campos Gerais”, reiterou.
A história
Ponta Grossa recebeu sua primeira sede da Justiça Federal em 16 de junho de 1999, ocupando endereço no Bairro de Uvaranas, na Rua Valério Ronchi. Na ocasião foram instaladas duas Varas Federais. Depois de cinco anos, a Subseção inaugurou suas novas instalações, na Rua Theodoro Rosas. Um ano depois (2005), a 3ª Vara Federal foi inaugurada na cidade, que só foi receber sua 4ª Vara Federal no ano de 2013, posteriormente especializada em causas do Juizado Especial Federal Previdenciário.
A Subseção Judiciária de Ponta Grossa também é responsável pelo atendimento parcial das ações que tramitam nas Unidades Avançadas de Atendimento (UAAs) localizadas nos Municípios de Ibaiti e Wenceslau Braz.
Atualmente estão em andamento mais de 37 mil processos na Subseção Judiciária de Ponta Grossa. Dessas ações, cerca de 16 mil são de competência cível e mais de 9 mil são de competência previdenciária. A jurisdição da Subseção alcança 14 municípios. Desde a instalação da Justiça Federal na cidade, já atuaram na SJ de Ponta Grossa 36 juízes e juízas..
.
.
Saiba mais sobre a história da Justiça Federal em Ponta Grossa, acessando o Portal memoria.jfpr.jus.br.
()