Em Conferência no PR, OAB destaca importância da defesa das prerrogativas e futuro da profissão

  • Categoria do post:OAB

A OAB Nacional participou da abertura da 8ª Conferência Estadual da Advocacia Paranaense, realizada na noite desta quarta-feira (25/10), no Viasoft Experience da Universidade Positivo, em Curitiba (PR). Com o tema “A voz da advocacia sem fronteiras”, o encontro contou com a participação de advogados, autoridades jurídicas e estudantes de direito de todo Estado, assim como de outras regiões do Brasil.

Considerado o maior evento jurídico do Paraná e um dos maiores do país, a conferência é promovida a cada três anos pela seccional para discutir os temas de maior interesse da sociedade em geral. “Este auditório lotado na noite de hoje reforça nossa convicção de que, assim como a Constituição prevê que nós, advogados e advogadas, somos essenciais ao Sistema de Justiça, não há dúvidas de que a OAB se torna cada vez mais imprescindível para garantir essa essencialidade, as nossas prerrogativas e o futuro da profissão”, pontuou o vice-presidente da OAB, Rafael Horn, que estava representando o CFOAB. 

A presidente da OAB-PR, Marilena Winter, falou sobre a união da advocacia, os desafios do futuro e perene luta pela liberdade, tomando com ponto de partida a 7ª Conferência Nacional da Advocacia. “Fomos buscar novamente as vozes da advocacia, assim como Raymundo Faoro em 1978. Fomos beber na fonte das teses lá encetadas para, daquele ponto, melhor compreender a dimensão dos avanços, mas também dos problemas contemporâneos”, destacou, lembrando que este mês de outubro de 2023 é também alusivo aos 35 anos da Constituição Federal. “Protegê-la é preciso. Como é valiosa a liberdade! Que bom sabê-la expressamente assegurada, em suas múltiplas dimensões, pela nossa Constituição”, frisou.

Presente no evento, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, fez a Conferência de Abertura, “Citações Emblemáticas da Conferência de 1978”, que falou sobre a defesa da democracia. O ministro também relembrou a histórica 7ª Conferência Nacional da Advocacia. “Há 45 anos, era como se todos os olhos e ouvidos se voltassem para a capital dos paranaenses”, disse Fachin. O ministro enfatizou a necessidade de defendermos o Estado Democrático de Direito, pois, sem ele, não há espaço para Justiça. “Este Estado só é legítimo, se for democrático. O Direito sem legitimidade é puro arbítrio. É violência sem limites. É, a rigor, um Estado de não Direito”, finalizou.

A 8ª edição resgata o espírito da histórica 7ª Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, que fez de Curitiba o centro do posicionamento em prol da redemocratização do Brasil, há 45 anos. Paralelamente às palestras, ocorre ainda a feira da advocacia.

Programação

Pela primeira vez, o evento conta com uma competição de advocacia voltada para estudantes de Direito – o 1º Moot de Processo Civil da OAB Paraná. Além de painéis e da feira da advocacia, na qual serão exibidos produtos jurídicos que apoiam o exercício da profissão e a gestão de escritórios.

Para mais informações sobre a programação clique em: https://conferencia.oabpr.org.br, onde constam os temas, datas e horários de todas as palestras, bem como os nomes dos conferencistas.