Ejud-15 abre ano letivo com seminário sobre trabalho contemporâneo e participação do presidente do TST, ministro Vieira de Mello

  • Categoria do post:TRT15

Ejud-15 abre ano letivo com seminário sobre trabalho contemporâneo e participação do presidente do TST, ministro Vieira de Mello

banner de fundo cinza com grafismo em azul, uma mão robótica segurando uma borboleta prateada, com título do seminário

anasiqueira

Sex, 13/02/2026 – 12:50

Ejud-15 abre ano letivo com seminário sobre trabalho contemporâneo e participação do presidente do TST, ministro Vieira de Mello
Conteúdo da Notícia

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região realiza, na sexta-feira, 27/2, das 9h às 17h30, a abertura do ano letivo com o seminário “Desafios e Perspectivas do Trabalho Contemporâneo diante da Tecnologia, do Cuidado e da Cultura”.  O seminário contará com a participação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, e integra a programação comemorativa dos 40 anos do TRT-15 e dos 30 anos da Ejud-15. 

Aberto ao público mediante inscrição prévia, o evento propõe reflexões amplas e atuais sobre o mundo do trabalho, suas transformações e os desafios regulatórios e sociais contemporâneos.  A solenidade de abertura será conduzida pela presidente do TRT-15, Ana Paula Pellegrina Lockmann, e pelo diretor da Escola Judicial da 15ª Região, Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, marcando oficialmente o início das atividades acadêmicas de 2026. “A abertura do ano letivo da Ejud-15 reafirma o papel da Escola Judicial como espaço de formação, reflexão crítica e diálogo com a sociedade, promovendo debates que ultrapassam os limites do Direito do Trabalho tradicional e dialogam com os desafios do presente e do futuro”, destaca a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Lockmann.

Na sequência, a conferência de abertura, a cargo do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, trará como tema “O que é trabalho?”. Com moderação do ministro Vieira de Mello, a conferência propõe uma reflexão conceitual e interdisciplinar sobre os sentidos contemporâneos do trabalho em um cenário de profundas transformações tecnológicas e sociais.

Dando continuidade ao evento, a Mesa 1 – “Novos conceitos no trabalho digital” abordará os desafios regulatórios do trabalho em plataformas, das economias de dados e das novas formas de organização produtiva. Participam do debate Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto, professora da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP); Ilan Fonseca, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT); e Issaaf Santos Karhawi, jornalista e professora da Universidade de São Paulo (USP). A moderação ficará a cargo do desembargador do TRT-15 Renan Ravel Rodrigues Fagundes, corregedor do TRT-15.

No período da tarde, a Mesa 2 – “Desafios para os trabalhadores da cultura” discutirá as especificidades jurídicas do setor cultural, marcado pela intermitência, informalidade e dificuldades de reconhecimento de direitos. O painel contará com a participação de Clarice Costa Calixto, advogada da União e assessora jurídica da Advocacia-Geral da União (AGU), e Dennis de Oliveira, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). A moderação será da desembargadora do TRT-15 Maria da Graça Bonança Barbosa.

Em seguida, a Mesa 3 – “A invisibilidade do trabalho de cuidado” abordará a centralidade do cuidado para a sustentação da vida e da economia, suas exigências de tempo e a distribuição desigual dessas atividades, especialmente entre gêneros. Participam do debate Jordana Cristina de Jesus, coordenadora no Ministério das Mulheres e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Bárbara de Moraes Ribeiro Soares Ferrito, juíza do trabalho do TRT da 1ª Região. A moderação ficará a cargo da desembargadora do TRT-15 Adriene Sidnei de Moura David.

Transmissão pelo YouTube

O evento será realizado presencialmente no Auditório do Pleno do TRT-15, localizado no 3º andar da sede judicial (Rua Barão de Jaguara, 901 – Campinas), e contará com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o acesso ao público interessado. 

Inscreva-se.

Unidade Responsável:
Comunicação Social