CFOAB em luto por Jefferson Kravchychyn

  • Categoria do post:OAB

O Conselho Federal da OAB recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento, nesta segunda-feira (3/11), do ex-presidente da Seccional de Santa Catarina Jefferson Luis Kravchychyn, pai da conselheira federal Gisele Kravchychyn. A diretoria nacional da OAB determinou luto oficial de cinco dias.

Advogado militante desde 1980, Kravchychyn deixa um legado de dedicação à advocacia, ao Estado Democrático de Direito e à OAB. Representando a advocacia, ele foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por dois biênios. Na OAB Nacional, por dois mandatos atuou como conselheiro federal. Foi membro da Comissão de Combate à Corrupção, membro consultor da Comissão de Estudos Constitucionais, presidente da Editora do CFOAB, presidente da Comissão de Previdência e Seguridade Social e coordenador do Conselho Auditor Federal.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirma que Jefferson Luis Kravchychyn será lembrado por seu comprometimento com a ética, a justiça e a valorização da advocacia. “Seu legado está nos feitos em prol da classe e na postura íntegra, um verdadeiro exemplo de liderança que deixou para todas as advogadas e advogados. Neste momento de luto, unimos nossos corações aos familiares e amigos e prestamos homenagens a um colega que tanto contribuiu com a advocacia e a OAB”.

Rafael Horn, vice-presidente da OAB Nacional e também ex-presidente da OAB-SC, destaca que Kravchychyn inspira futuras gerações de advogados a seguirem o caminho da dedicação à justiça e à defesa dos direitos fundamentais. “A advocacia catarinense acaba de perder um de seus principais líderes. A OAB lamenta muito a sua morte e é extremamente grata pela sua enorme contribuição à classe, um exemplo de homem de Ordem”, declarou o presidente.

A atual presidente da OAB de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, afirmou que “a carreira e a vida de Jefferson Luis Kravchychyn são, sem dúvidas, inspiradoras”. “Comprometimento, seriedade e paixão pela advocacia são os valores que o guiaram e permanecerão vivos, em sua memória”, disse a presidente. 

O ministro e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-presidente da OAB-AL, Humberto Martins, afirmou que “perdem a OAB-SC e o Conselho Federal da OAB um ativo advogado e presidente, defensor intransigente das prerrogativas do advogado e do Estado Democrático de Direito”.

O ministro lembrou a atuação de Jefferson Kravchychyn pela OAB-SC e como “representante dos advogados brasileiros no CNJ” e disse que o colega foi “um exemplo de ética, honradez e competência, um verdadeiro advogado militante de conduta profissional irretocável e de notável saber jurídico”. “Todos nós, operadores do direito, lamentamos e sentimos sua morte. Perde o Brasil um grande brasileiro”, concluiu Humberto Martins.

A OAB Nacional se solidariza com seus amigos, colegas e familiares.