30/11/2023 – Cápsula do tempo conta a história do espaço ocupado pelo Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu

  • Categoria do post:TRT9
Abertura da Cápsula do Tempo no Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu.

A cápsula do tempo enterrada há 10 anos no terreno onde seria construído o atual Fórum da Justiça do Trabalho em Foz do Iguaçu foi resgatada no fim de novembro de 2023, em cerimônia de homenagem à primeira juíza do Trabalho titular na cidade, a hoje desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, que viria a ser também a magistrada que negociaria a cessão do terreno, que pertencia ao Município, para a construção da nova sede, no período em que exerceu a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR).

Na cerimônia, o tribunal inaugurou nova atividade de seu Projeto Memória, que terá a fixação de placas em homenagem aos magistrados pioneiros de cada uma de suas unidades judiciárias.

Na cápsula do tempo havia uma edição do jornal local Gazeta do Iguaçu, com a data em que os objetos foram enterrados, 15 de outubro de 2013. Havia ainda documentos, depoimentos, fotografias históricas da Justiça do Trabalho, os projetos para a construção do fórum e uma camiseta comemorativa do centenário de Foz do Iguaçu, comemorado em 2014.

Emocionada, a presidenta do Tribunal, desembargadora Ana Carolina Zaina, lembrou as condições precárias em que a colega magistrada, Rosemarie Diedrichs Pimpão, à época gestante, atuou na primeira Junta de Conciliação e Julgamento da cidade, um barracão com teto de zinco, insalubre sob o calor da região.

Em 1986, contou a desembargadora Rosemarie, a Justiça do Trabalho estava instalada ao lado de um cemitério. A Junta era assaltada com frequência por ladrões que levavam suas máquinas de escrever, emprestadas por sindicatos, pois o Tribunal não dispunha de recursos para prover condições adequadas de trabalho aos seus juízes e servidores. 

“A cápsula do tempo não é uma curiosidade, mas sim testemunho”, discursou a desembargadora Ana Carolina, pontuando que “esta que hoje abrimos conta a história de visão e empenho de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região para que os trabalhadores e os empregadores de Foz do Iguaçu tivessem, à sua disposição, estas instalações funcionais, confortáveis e dignas”.

 A presidenta do TRT-PR, desembargadora Ana Carolina Zaina (à direita), e 
a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão analisam os objetos que
estavam guardados dentro da Cápsula do Tempo do Fórum de Foz do Iguaçu.

Mencionando um a um os presidentes que contribuíram, cada um em sua gestão, para a consolidação do fórum, a atual presidenta disse que “da cápsula do tempo que hoje abrimos extraem-se lições sobre a continuidade das administrações e de sua criatividade. Plantá-la, à época, foi iniciativa lúdica, mas também estratégica, pois com isso a desembargadora Rosemarie demarcou para a Justiça do Trabalho o terreno, sobre o qual ainda havia disputas”.

Negociações

O terreno onde está o fórum trabalhista de Foz do Iguaçu foi adquirido mediante desapropriação da União. Originalmente, possuía área total de 25.562,74 m², que foi subdividida em três partes.

A Superintendência do Patrimônio da União formalizou junto ao TRT a entrega de uma das partes, com pouco mais de 8 mil metros quadrados (mais tarde reduzidos para cerca de 7.500 m², para adequação a normas urbanísticas), em 17 de agosto de 2004, quando era presidente do Tribunal o desembargado Fernando Eizo Ono. A pedra fundamental do novo Fórum foi plantada em 15 de outubro de 2013 pela então presidenta Rosemarie Diedrichs Pimpão, e pelo prefeito de Foz, Reni Pereira.

A obra do Fórum foi licitada no fim de 2015, quando era presidente do tribunal o desembargador Altino Pedroso dos Santos. No ano seguinte, o novo presidente, desembargador Arnor Lima Neto, assinou o contrato para a construção, iniciada em maio de 2017 e inaugurada em 20 de maio de 2019, na gestão da desembargadora Marlene Suguimatsu.

Na cerimônia de resgate e abertura da cápsula do tempo, participaram também as juízas do Trabalho de Foz do Iguaçu Luciene Cristina Baschiera e Fernanda Hilzendeger Marcon; os Juízes Auxiliares da Presidência Cláudia Gioppo e Lourival Barão Marques Filho; a secretária Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva; a vereadora Anice Gazzaoui; o advogado Neandro Lunardi, conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)e representante da sua seção estadual; o advogado Vitor Hugo Nachtygal, presidente subseção de Foz do Iguaçu da OAB; o advogado Marcelo Rodrigues de Almeida, representante da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná; a procuradora Cláudia Honório, representante da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região; os secretários municipais Roberto Domingos da Silva (Trabalho, Juventude e Capacitação) e André Alliana (Turismo e Projetos Estratégicos), além da Diretora de Gestão em saúde, Joanice Carvalho, representante da Secretaria Municipal de Saúde, do coordenador do departamento jurídico da Fundação Municipal de Saúde, Raimundo Geraldo das Neves, e do coordenador Regional da Polícia Penal em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo. Representando o Comando do 14º Batalhão da Polícia Militar em Foz do Iguaçu, o capitão Edson Dal Pozzo; representando o Comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu, a sargento Karlla Alessandra do Nascimento Benning; representando a UDC, o professor Sérgio Luiz Candil e a professora Isadora Minotto Gomes Schwertner; o diretor administrativo e financeiro do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu, Vinicius Teixeira Monteiro; a gerente Regional da Sanepar, Polyana dos Santos Varlett; o diretor-geral do TRT-PR, Sandro Alencar Furtado, o secretário-geral de Tecnologia e Informação, Eduardo Silveira Rocha, e servidores do Tribunal.