7º Encontro dos Secretários-Gerais da OAB discute os desafios do processo eleitoral de 2024

  • Categoria do post:OAB

O 7º Encontro dos Secretários-Gerais da OAB, realizado nesta quarta-feira (29/11), durante a 24ª Conferência Nacional da OAB, fez um balanço geral sobre os desafios e avanços da tecnologia de tratamento de dados das seccionais nas eleições. A reunião abordou a discussão do processo eleitoral para as novas diretorias, e os secretários gerais dos estados apresentaram os seus desafios e barreiras sobre o processo eleitoral. 

Atualmente, as eleições ocorrem das formas eletrônica e on-line. A proposta é que todas ocorram on-line e que as empresas que trabalham nesse processo recebam um selo de aprovação do Conselho Federal, para dar mais segurança ao processo eleitoral. 

No encontro, também foi discutido como serão as eleições para as seccionais que possuem apenas uma ou duas formas de votação, e se as que possuem pleito suplementar poderão votar em dois estados. A secretária-geral da OAB-SP, Daniela Marchi, comentou que “estamos trabalhando em desenhar um processo eleitoral que seja 100% aberto e que não tenha falhas”.

A secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Sayury Otoni, reafirmou a importância de os secretários gerais deixarem um legado de excelência, independentemente dos resultados das eleições do próximo ano. 

Reunião

Também na reunião, o secretário-geral da OAB-MA, Gustavo Mamede, falou sobre o próximo Encontro. “O evento tem uma integração impecável de todas e todos. Quero elogiar a todos envolvidos no evento, especialmente o corpo administrativo e os colegas de profissão. Estamos muito contentes em anunciar o próximo Encontro dos Secretários-Gerais da OAB em São Luís, capital do Maranhão, em julho de 2024”, declarou.

De acordo com a secretária-geral da OAB-PI, Raylena Alencar, “o Encontro é de grande relevância por tratar de assuntos específicos, principalmente sobre o tratamento de dados, de como serão os processos eleitorais para o próximo ano e sobre as maiores tecnologias para as tramitações dos processos. O mais importante é esse alinhamento, para que nós possamos seguir conforme as diretrizes do Conselho Federal, além de podermos trazer as especificidades de cada estado da federação”.

Com a presença de 25 secretários-gerais e representantes, o evento também foi marcado pelos agradecimentos e elogios à 24ª Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. No evento, os integrantes também comentaram sobre a Lei de Proteção de Dados e apresentaram as prioridades e definições dos trabalhos que serão desenvolvidos no primeiro semestre do ano de 2024.