Imagem aérea da cidade de Rolândia.
Foi homologado no último dia 10 de novembro, na 2ª Vara do Trabalho de Rolândia, um acordo no valor de R$ 1.235.368,77, que solucionou uma ação coletiva que tramitava desde 2017. O litígio envolvia o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina e a unidade de Rolândia de uma empresa de abate de aves.
O sindicato autor pleiteava a aplicação, para os seus representados (motoristas, ajudantes de motoristas, manobristas, operadores de empilhadeira etc), das mesmas condições previstas em acordo coletivo celebrado entre o empregador e o sindicato que representa os trabalhadores atuantes nas atividades típicas da empresa. Após a decisão de primeiro grau, ainda em 2017, e posteriores recursos das partes, o processo subiu ao Tribunal Superior do Trabalho, tendo sido declarado o trânsito em julgado em agosto de 2021, com ganho de causa para o sindicato.
Desde então, iniciada a fase de liquidação, sindicato e empresa discutiam a elaboração do rol de trabalhadores abrangidos pela decisão judicial e os valores devidos a cada um. Foram deferidos no processo pagamentos relativos a diferenças de horas extras, adicional por tempo de serviço e adicional noturno, além de uma multa por norma coletiva descumprida.
Com a homologação do acordo, 104 trabalhadores receberão seus créditos trabalhistas.
A conciliação foi celebrada nos autos do processo 0000466-57.2017.5.09.0669.
Foto: Prefeitura Municipal de Rolândia / Divulgação