O último dia de expediente dos servidores (as), juízes (as) e representantes de órgãos parceiros da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), nesta sexta-feira (19), foi marcado por momentos de emoção, arte e solidariedade. O auditório da Sede Cabral da instituição foi palco do evento Arte que Abraça, de encerramento do ano de 2025.
A solenidade também teve a finalidade de arrecadar doações para ajudar a comunidade de Rio Bonito do Iguaçu, que está em processo de reconstrução desde 7 de novembro. O evento teve transmissão online para as demais Subseções Judiciárias do estado e o público em geral.
“É um momento muito especial e de felicidade. Ver o nosso auditório em festa e todos que responderam ao chamado para comemorarmos juntos o encerramento das atividades forenses de 2025, mas também um gesto de solidariedade por pessoas que foram profundamente impactadas por razões que são alheias a qualquer planejamento”, declarou o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da SJPR.
O desembargador federal João Batista Pinto Silveira lembrou dos esforços da Justiça Federal da 4ª Região desde as primeiras notícias sobre a calamidade, em 7 de novembro, com a disponibilização de recursos de penas pecuniárias.
“Estou muito emocionado com o evento. O judiciário é muito mais do que julgar processos, ele integra a sociedade, faz parte da administração pública e tem que ter essa sensibilidade”, disse o presidente do TRF4 ao final da solenidade.
Emoção e arte
Ciliane Vendruscolo abriu as apresentações artísticas da tarde, com uma performance de teatro. O público pode acompanhar ainda uma seleção de clássicos da música mundial, com canções interpretadas pelo Coral Ottava Bassa, como Somewhere Over the Raimbow, trilha do filme O Mágico de Oz, e tradicionais hinos natalinos, como Ave Maria e Join the World.
A plateia também conferiu a Retrospectiva 2025 da JFPR, preparada pela Seção de Memória da instituição, com o registro de vários momentos marcantes do ano para a instituição.
Entre uma apresentação e outra, os espectadores foram convidados a realizar doações para Rio Bonito do Iguaçu, por meio da chave pix 08.187.191/0001-54, da Associação Juscidadania – Voluntariado da Justiça Federal do Paraná. Os valores serão destinados ao fundo de ajuda a calamidades do governo do estado.
Presenças de órgãos parceiros
A solenidade no auditório da SJPR teve ainda a presença de autoridades do judiciário da 4ª Região, do Exército, da Polícia Federal, da Receita Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Procuradoria Federal da União e da 4ª Região, da Defensoria Pública da União, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR – imprensa@jfpr.jus.br

O evento reuniu servidores (as), magistrados da 4ª Região e órgãos parceiros (Comsoc/JFPR)

O diretor do Foro da SJPR, juiz federal José Antonio Savaris (Comsoc/JFPR)

Cantores do coral Ottava Bassa (Comsoc/JFPR)

A solenidade teve apresentação da artista Ciliane Vendruscolo (Comsoc/JFPR)

A cerimônia foi no auditório da sede da Seção Judiciária do Paraná, em Curitiba (COMSOC/JFPR)

O desembargador federal João Batista Pinto Silveira discursou na solenidade de encerramento das atividades forenses de 2025 (Comsoc/JFPR)