EJud-15 promove oficina de Design Thinking para magistrados e servidores
marianaaassuncao
Ter, 24/10/2023 – 12:57
No período de 25 de setembro a 19 de outubro, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Ejud-15) promoveu a Oficina “Design Thinking e Resolução Criativa de Desafios: Uma Oficina para Aplicação Prática das Abordagens”. Foi um treinamento intensivo de 20 horas de aulas, direcionado a magistrados e servidores do TRT-15.
#ParaTodosVerem 21 pessoas, entre homens e mulheres, perfilados para a foto, sendo duas pessoas abaixadas à frente dos demais. Muito colorido na foto, com papeis rosas e cadeiras rosas, e pessoas com roupas de cores quentes e frias
A atividade foi ministrada por Welington Samuel da Silva Monteiro, assessor-chefe de Relacionamento de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segundo Monteiro, “o design thinking é uma forma diferente de resolver questões. Ele nos ajuda a entender profundamente o problema para depois pensar em suas prováveis soluções”.
Durante o curso, foram abordados os conceitos e processos do design thinking como: imersão, ideação e prototipação. Ao final de cada aula, os participantes realizaram atividades em grupo para fixar a matéria e colocar em prática o conhecimento teórico. Foram ensinadas técnicas como: brainstorm, mapa da empatia, levantamento de persona, mapa diagnóstico do problema, design de serviço, jornada do usuário, entre outros.
Nos dias 18 e 19 de outubro, os inscritos participaram de aulas presenciais para aprender e se aprofundar nas etapas de ideação e prototipação do Design Thinking. A oficina proporcionou aos envolvidos uma combinação de conhecimento teórico e prático, capacitando para a realização de estratégias e abordagens, sob a ótica do design thinking, visando construir soluções inovadoras com foco no usuário.
Entre outros magistrados e servidores, participaram também da oficina a desembargadora Luciane Storer e a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora-geral do Co.Labora 15, Daniela Macia Ferraz Giannini.