Magistrada Andrea Guelfi Cunha toma posse como desembargadora do TRT-15
edersantana
Seg, 25/09/2023 – 14:04
Na tarde de quinta-feira, 21/9, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Samuel Hugo Lima, deu posse no cargo de desembargadora da Corte à magistrada Andrea Guelfi Cunha, promovida ao segundo grau de jurisdição pelo critério da antiguidade. A empossada ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Lorival Ferreira dos Santos.
A solenidade ocorreu no Plenário Ministro Coqueijo Costa e contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Luiz José Dezena da Silva, autoridades locais, desembargadores, juízes, servidores, advogados, familiares e amigos da empossada.
Além do presidente do TRT-15, Samuel Hugo Lima, e do ministro do TST, Luiz Dezena da Silva, compuseram a mesa de honra da sessão solene a procuradora-chefe em exercício do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Luana Lima Duarte Vieira Leal; o procurador-geral do município de Campinas, Edson Vilas Boas Orrú, representando o prefeito Dário Saadi; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) e coordenador da Justiça do Trabalho da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Sérgio Polastro Ribeiro; o delegado-chefe do DEIC de Campinas, José Carlos Fernandes, representando o delegado-geral de Polícia Civil do estado de São Paulo, Artur José Dian; o presidente da Comissão Especial de Relacionamento da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o TRT-15, representando a presidência da entidade, Ricardo Ortiz de Camargo.
Conduzida ao Plenário pelas desembargadoras Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes e Adriene Sidnei de Moura David, Andrea Guelfi prestou o compromisso de “desempenhar com retidão as atribuições do cargo, cumprindo a Constituição e as leis”. Após a leitura e assinatura do termo de posse, os familiares da nova desembargadora, Stefan (marido), Mariana (filha) e Marina (enteada), foram convidados para vestir a toga de gala na magistrada, que recebeu das mãos do presidente da Corte o Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região, símbolo da ascensão à magistratura de segundo grau do TRT-15.
“Andrea Guelfi Cunha é uma magistrada que trilhou um caminho de excelência e dedicação desde o início de sua carreira”, destacou o presidente Samuel Hugo Lima, relembrando a trajetória da magistrada no TRT-15, “marcada por uma atuação comprometida, sempre pautada pela busca da justiça e da promoção dos direitos dos trabalhadores”.
Ao falar de sua capacidade para o cargo assumido, o presidente da Corte mencionou a passagem da empossada pela direção do Fórum Trabalhista de Jundiaí, onde articulou junto à administração do TRT-15 uma nova sede para o Fórum e também a criação de uma quinta vara do trabalho. O desembargador também rememorou a atuação de Andrea Guelfi como juíza auxiliar da Vice-Presidência Judicial (2006/2008 e 2014/2016) e sua contribuição para o aprimoramento da cultura de conciliação no TRT-15, especialmente no segundo grau.
Sobre a importância da igualdade de gênero no contexto do judiciário, “um compromisso a ser reforçado continuamente”, o presidente Samuel Lima destacou que a ascensão da magistrada ao cargo de desembargadora é um passo significativo nessa direção, que “não apenas enriquece a diversidade desta Corte, mas também inspira outras mulheres a perseguir seus objetivos na magistratura e em todas as esferas da sociedade”.
Em seu discurso de posse, a desembargadora Andrea Guelfi expressou sua gratidão aos familiares, amigos, servidores e advogados que fazem parte de sua trajetória. Também recordou os momentos vividos na 15ª Região, onde atuou em diversas unidades da primeira instância, até se tornar titular da 4ª Vara do Trabalho de Jundiaí, unidade em que encerra a carreira no 1º grau de jurisdição. Sobre o trabalho como juíza auxiliar da VPJ e como juíza convocada na segunda instância, ressaltou que a “valiosa oportunidade” fez dela uma magistrada melhor e mais preparada.
A nova desembargadora, que iniciou seu discurso mencionando a honra e a responsabilidade de ocupar a cadeira que foi do desembargar Lorival Ferreira dos Santos, um ícone no TRT-15, finalizou reafirmando seu compromisso com a Justiça do Trabalho. “Com diálogo, respeito às leis, empatia e sensibilidade social podemos construir uma sociedade mais justa e equilibrada”, destacou a empossada. E rogou “que Deus nos abençoe na nobre e difícil missão de fazer justiça”.
O discurso de saudação à nova colega ficou a cargo do desembargador Renan Ravel Rodrigues Fagundes, que pontuou fatos da trajetória pessoal e profissional da empossada. O desembargador descreveu a magistrada como uma mulher forte, inteligente, dedicada e comprometida, que possui elevado senso de justiça e sensibilidade, uma amiga altamente leal e solidária.
Nas palavras do magistrado, Andrea Guelfi é “uma pessoa que põe integralmente de si em tudo que faz, que tem honrado a toga e feito um trabalho de excelência”. Ravel ainda destacou que a chegada da magistrada na Corte foi muito aguardada, diante da certeza de que “combaterá o bom combate agora na segunda instância”.
O presidente da AMATRA XV, Sérgio Polastro, falou sobre a composição da Corte e sobre a contribuição de cada desembargador, com suas particularidades, para a formação do órgão colegiado. Para o magistrado, com a ascensão de Andrea Guelfi à segunda instância, o TRT-15 se transforma, agregando um pouco da marca e do perfil da nova desembargadora. Valendo-se de linguagem metafórica, desejou que a empossada “faça florescer esse jardim”.
O presidente da Comissão Especial de Relacionamento da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo, atestou o “inconteste esforço pessoal e a experiência adquirida pela magistrada através dos tempos, que foram elementos essenciais para permitir a realização de desejos e de sonhos”. Representando a presidência da OAB/SP, registrou votos de apoio e de aliança em defesa da democracia, dos direitos sociais e do Estado Democrático de Direito. Ortiz também apresentou a homenagem dos advogados de Jundiaí, que dedicaram calorosas palavras à magistrada.
Acesse abaixo as fotos do evento.