O Fórum Trabalhista de Cascavel celebrou a construção das novas instalações da 4ª Vara do Trabalho da cidade e a realização de reformas na estrutura predial em solenidade no último dia 12. Desde a inauguração em 2012, a 4ª Vara funcionava de modo improvisado. Neste ano, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) investiu na ampliação do prédio para construir um espaço adequado para a unidade e para o Centro Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). Ao todo, foram construídos 796 m² e o valor total da obra é de R$ 3,3 milhões.
A execução contemplou novos banheiros, sala de perícias, novo balcão de atendimento de acordo com as normas de acessibilidade, sala de acautelamento, remodelação do passeio, reforma do estacionamento existente, instalação de novo sistema de alarme, espaço para vestiários para os trabalhadores terceirizados e melhorias na 1ª Vara do Trabalho. A cerimônia de inauguração foi liderada pelo presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff. “Conseguimos oferecer um espaço adequado para receber a população de Cascavel e dos municípios atendidos na região, que recorrem à Justiça do Trabalho para resolver conflitos. Além disso, damos condições melhores de instalações para nossas servidoras, servidores, juízas e juízes”, comentou.
O juiz da 4ª Vara e diretor do Fórum Trabalhista de Cascavel, Sidnei Cláudio Bueno, disse que os novos espaços devem contribuir para potencializar a força conciliatória da Justiça do Trabalho. No ano passado, 52% dos processos foram finalizados após acordo entre as partes. “Isso (novas instalações) vai proporcionar um retorno das pessoas para o Fórum. Desde a pandemia temos trabalho muito no telepresencial. Nossa ideia é trabalhar com os advogados e com a população para retomar o trabalho e as audiências presenciais para que a gente possa facilitar as soluções dos conflitos. As pessoas sentarem em torno de uma mesa, olharem no olho, é o que efetivamente faz com que as pessoas se entendam”, afirmou.
Estiveram presentes na solenidade procuradora do Município de Cascavel, Hellen Harumi Suzumura; o comandante do Batalhão da Polícia Federal de Fronteira, major Divonsir de Oliveira Santos; o advogado representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Cascavel, Charles Lustosa; a conselheira da Associação da Advocacia Trabalhista do Paraná (AATPR), Suzana Perboni; o coordenador do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (Sinjutra), Miguel Sandor Szolosi; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Luis Paulo Martin Massoti Winiarski; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região, William Fischer Silva Junior; presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo de Cascavel e Região, Antonio Vieira Martins; e a presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública do Município de Cascavel, GIlsiane Quelin Peiter.
Texto: HC / Ascom TRT-PR
Fotografia: Jason Silva / Ascom TRT-PR