Na manhã desta segunda-feira (22/4), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou o “Curso de Formação de Formadores – Nível 1 Módulo I”. A atividade é promovida pela Escola de Magistrados e Servidores da corte (Emagis) e as aulas acontecem de forma presencial no auditório do TRF4, em Porto Alegre, durante os dias 22, 23 e 24 de abril, no turno da manhã e da tarde.
A iniciativa tem como objetivo capacitar magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região para orientar o preparo de novos juízes e faz parte do Programa de Formação de Formadores (FOFO) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). As aulas têm carga horária de 24 horas-aula e a coordenação científica do desembargador do TRF4 Roger Raupp Rios.
Este curso implementa o Módulo I do Nível 1 do programa de formadores, destinado a introduzir o projeto político-pedagógico para o ensino-aprendizagem na escola judicial, o modelo de formação por competências na educação judicial e aspectos relacionados ao planejamento de aula.
Assim, pretende-se que o magistrado aluno do curso, ao final da formação, seja capaz de planejar e executar aulas destinadas à formação dos pares, observando os fundamentos e diretrizes da educação judicial, definidos nos normativos da Enfam e nos projetos pedagógicos das respectivas Escolas institucionais dos tribunais.
O diretor da Emagis, desembargador Rogerio Favreto, realizou a abertura do evento. Em sua fala, ele destacou que essa é a primeira edição do curso a contar com a participação de servidores, além de magistrados. “Uma das diretrizes que adotamos ao assumir a direção da Emagis foi de fazer uma maior integração entre magistrados e servidores, afinal não podemos negar que o trabalho realizado no Judiciário é conjunto, feito pelas mãos de magistrados e servidores”, avaliou Favreto.
O desembargador ainda ressaltou que o curso de formação de formadores é “uma das prioridades entre as atividades desenvolvidas pela Emagis, pois é fundamental o aperfeiçoamento da formação de juízes para a qualificação da prestação jurisdicional”.
Na sequência, o desembargador Rios se manifestou. “A atividade de formação de formadores tem ênfase nas questões pedagógicas, educacionais e nos processos de interações entre os docentes e os alunos, tanto magistrados quanto servidores”, ele declarou.
O Módulo I do curso vai ser desenvolvido com uso predominante de metodologias ativas, e estratégias pedagógicas diversificadas, incluindo exposições dialogadas, tempestades cerebrais, debates, trabalhos individuais, dinâmicas de grupo, estudos de caso e simulações, buscando associar teoria e prática, socializar o conhecimento e desenvolver competências como formador, capacidade analítica e reflexiva.
Para acessar mais informações sobre o curso, incluindo a programação das atividades, clique no seguinte link: https://www.trf4.jus.br/3MEmP.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
O curso está acontecendo no auditório do TRF4, em Porto Alegre (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
O diretor da Emagis, desembargador Rogerio Favreto, fez a abertura do evento (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
O desembargador Roger Raupp Rios, coordenador científico do curso, falou na abertura das atividades (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)
O curso envolve magistrados e servidores da 4ª Região e é realizado pela Emagis (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)