28/11/2023 – Totens digitais em Foz do Iguaçu e Maringá ampliam interiorização do Projeto Memória

  • Categoria do post:TRT9
Inauguração do Espaço Memória em Maringá.

A interiorização do Projeto Memória da Justiça do Trabalho do Paraná, instituído em 2010, avançou, neste mês, para Foz do Iguaçu e Maringá, com a instalação de totens digitais por meio dos quais é possível visitar exposições virtuais sobre a respectiva jurisdição, assim como o acervo de exposições do Tribunal.

Em Maringá, o totem foi instalado na abertura da sala de memória do fórum trabalhista, que agora tem parede de vidro, para ser visível para os visitantes que circulam pelo prédio. Juntamente com o equipamento, foi apresentado o “Cantinho Lauremi Camaroski”, que reproduz a estação de trabalho do magistrado, primeiro juiz do Trabalho da cidade (1979/1980), que mais tarde viria a ser corregedor (1997/1999) e presidente do Tribunal (2001/2003).

Na mesma unidade atuaria, ainda, o juiz João Oreste Dalazen, que chegaria à presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Os juízes Aparecido Domingos Errerias Lopes e Paulo Cordeiro Mendonça, que têm suas carreiras na magistratura fortemente ligadas à região de Maringá, doaram vários dos itens incorporados ao acervo da sala de memória. Paulo Cordeiro Mendonça atuou na 4ª Vara do Trabalho de Maringá entre 2008 e 2021, e Aparecido Errerias Lopes na 1ª Vara, entre 1986 e 1990.

 

A abertura do Centro de Memória do fórum trabalhista de Maringá se deu na semana em que a Justiça do Trabalho completou 45 anos da Justiça do Trabalho na cidade, lembrou a presidenta do TRT, desembargadora Ana Carolina Zaina. “Em 24 de novembro de 1978, data de instalação da primeira Junta de Conciliação e Julgamento nesta cidade, a CLT, que na semana passada completou 80 anos em vigor, tinha apenas 35 anos de existência”, lembrou ainda a desembargadora. “O povoamento de Maringá contava meio século, mas o município havia sido fundado havia somente 31 anos”, lembrou, enfatizando os aspectos pioneiros das relações de trabalho e de sua mediação no Norte do Paraná.

Em 78, mencionou a presidenta, “o TRT da Nona Região ainda incluía o Estado de Santa Catarina, e suas instalações eram menores que a deste único fórum trabalhista de Maringá”.

“Temos estado à altura daqueles pioneiros que construíram esse prodígio que é Justiça do Trabalho paranaense? Temos estado à altura de Carmen Amin Ganem, Pedro Tavares, Luiz José Guimarães Falcão, Alcides Nunes Guimarães, Wagner Giglio, Tobias de Macedo Filho, José Lacerda Júnior e Alberto Manenti? Temos honrado o juiz Lauremi Camaroski, primeiro titular da primeira Junta de Maringá? Lucas Júlio Donagemma Proença Neto, o segundo? João Oreste Dalazen, que aqui assumiu em 1982, e que chegaria, como Luiz José Guimarães Falcão, à presidência do TST? Quanto de seu DNA está intacto na instituição nos dias de hoje?”

É para responder perguntas como essas, prosseguiu a magistrada em seu discurso, “que o Tribunal investe no setor de arquivo, nas melhores técnicas de documentação, no Centro de Memória e em sua interiorização. Somente preservando a memória é que conseguiremos manter em mente a missão que aqueles ousados e responsáveis magistrados e servidores pioneiros defenderam”. A memória, finalizou a desembargadora, é régua da vida privada, da vida pública e da civilização.

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, o totem digital da memória foi inaugurado na véspera, juntamente com a abertura da cápsula do tempo plantada sob a pedra fundamental do fórum trabalhista.

Inauguração do totem digital em Foz do Iguaçu.

Participaram da abertura do Centro de Memória, entre outros convidados, a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Maringá, Liane Maria David Mroczek, o juiz titular da 4ª Vara, Giancarlo Ribeiro Mroczek, a chefe da Divisão de Memória do Tribunal, Carla Kantek, chefe da Seção de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Maringá, Carla Cristina Santoro Alberton. Em Foz do Iguaçu, participaram as s juízas do Trabalho de Foz do Iguaçu Luciene Cristina Baschiera, Tatiane Raquel Bastos Buquera e Fernanda Hilzendeger Marcon; os Juízes Auxiliares da Presidência Cláudia Gioppo e Lourival Barão Marques Filho; a secretária Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva; a vereadora Anice Gazzaoui; o advogado Neandro Lunardi, conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)e representante da sua seção estadual; o advogado Vitor Hugo Nachtygal, presidente subseção de Foz do Iguaçu da OAB; o advogado Marcelo Rodrigues de Almeida, representante da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná; a procuradora Cláudia Honório, representante da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região; os secretários municipais Roberto Domingos da Silva (Trabalho, Juventude e Capacitação) e André Alliana (Turismo e Projetos Estratégicos), além da Diretora de Gestão em saúde, Joanice Carvalho, representante da Secretaria Municipal de Saúde, do coordenador do departamento jurídico da Fundação Municipal de Saúde, Raimundo Geraldo das Neves, e do coordenador Regional da Polícia Penal em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo. Representando o Comando do 14º Batalhão da Polícia Militar em Foz do Iguaçu, o capitão Edson Dal Pozzo; representando o Comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu, a sargento Karlla Alessandra do Nascimento Benning; representando a UDC, o professor Sérgio Luiz Candil e a professora Isadora Minotto Gomes Schwertner; o diretor administrativo e financeiro do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu, Vinicius Teixeira Monteiro; a gerente Regional da Sanepar, Polyana dos Santos Varlett; o diretor-geral do TRT-PR, Sandro Alencar Furtado, o secretário-geral da Presidência, Eduardo Silveira Rocha, e servidores do Tribunal.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA INAUGURAÇÃO DOS TOTENS DIGITAIS EM FOZ DO IGUAÇU E MARINGÁ. 

Fotos: Jason Silva/ Ascom TRT-PR