Painel ocorreu no foyer do Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do TRT-PR.
A abertura da exposição “Futuro do Trabalho: Inovações e Impactos” foi realizada na última sexta-feira (17/6) na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). A atividade foi marcada pelo debate sobre os modos com que a Justiça do Trabalho se adapta às evoluções tecnológicas, desde a digitalização dos processos até a utilização de recursos de inteligência artificial para tarefas não decisórias. A exposição fica aberta no Centro de Memória do TRT-PR até o dia 6 de setembro e o público em geral pode visitá-la das 11h às 17h.
O coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-PR,
desembargador Edmilson Antonio de Lima.
A solenidade foi iniciada com apresentação do grupo Coral do TRT-PR, integrado por servidores e magistrados da própria casa. Após a exibição artística, o coordenador do Comitê de Documentação e Memória do Tribunal Regional da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Edmilson Antonio de Lima, abriu o painel de debates sobre o tema Tecnologia e Justiça.
A desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu
é coordenadora da Comissão de Inovação.
A desembargadora Odete Grasselli é a vice-coordenadora
do Comitê de Documentação e Memória.
Além do magistrado, também participaram do painel a desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu (coordenadora da Comissão de Inovação) e a desembargadora Odete Grasselli (vice-coordenadora do Comitê de Documentação e Memória), e o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (coordenador do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão).
O desembargador Edmilson Antonio de Lima lembrou que o Dia da Memória do Poder Judiciário foi instituído no dia 10 de maio como forma de preservar a identidade e patrimônio histórico-cultural da Justiça brasileira.
Para a desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu a tecnologia é um meio com potencialidades positivas, mas que deve ser utilizada com cuidado, evitando-se cair no chamado “solucionismo tecnológico”. A desembargadora Odete Grasselli é uma estudiosa sobre a utilização da tecnologia como principal ferramenta de suporte do Poder Judiciário Trabalhista.
O desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (que fala ao microfone)
é coordenador do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão.
Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR
Fotografia: Jason Silva / Ascom TRT-PR