O início do século XX é marcado por grandes manifestações populares em resposta às péssimas condições de vida das pessoas e, em especial dos trabalhadores, decorrentes das novas formas de trabalho e organização social a partir da Revolução Industrial consolidada no século XIX. Duas constituições publicadas neste período iniciaram a incorporação de direitos sociais e trabalhistas para garantir dignidade e colocar limites à exploração da mão de obra industrial: a Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919. A influência destes dois diplomas constitucionais são o tema do episódio 6 – A Constitucionalização do Direito do Trabalho – da série documental ‘A História do Nona’.
Os filmes são produzidos pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) com base em depoimentos de servidoras(es), personalidades jurídicas trabalhistas, juízas(es) e desembargadoras(es). As entrevistas foram realizadas nos últimos quinze anos e foram editadas para contar detalhes da criação e estruturação da Justiça do Trabalho no Paraná.
O primeiro capítulo trata das origens da Justiça Trabalhista no Paraná, ainda na esfera administrativa. E o segundo, aborda os movimentos políticos para viabilizar a criação do TRT-PR. O terceiro conta sobre a primeira composição do TRT-PR na década de 70 e foi lançado no aniversário de 48 anos do Tribunal em setembro deste ano. O quarto, trata do Pioneirismo Digital de magistrados(as) e servidores(as) do TRT-PR. Já o quinto fala da influência da encíclica papal ‘Rerum Novarum’ para o Direito do Trabalho. Os documentários estão disponíveis no canal do TRT-PR no Youtube, com acessibilidade.
Assista os documentários abaixo:
CAPÍTULO I – As Origens – lançado MAI23
https://youtu.be/eJwjyM6nxg8
CAPÍTULO II – A Criação do Tribunal – lançado SET23
https://www.youtube.com/watch?v=176mKDYdFzQ
CAPÍTULO III – A Primeira Composição – lançado SET24
https://youtu.be/vvj17hDAfr8
CAPÍTULO IV – Pioneirismo Digital – lançado DEZ24
CAPÍTULO V – Rerum Novarum, a encíclica que inspirou a CLT – lançado em MAR25
Texto: HC / Ascom TRT-PR