24/09/2024 – Presidente do TST na última reunião do Coleprecor da gestão ressalta pagamentos de R$ 40 bi

  • Categoria do post:TRT9

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, participou nesta semana da última reunião do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) de sua gestão, que encerra-se no próximo dia 10 de outubro e destacou o pagamento de mais de R$ 40 bilhões a trabalhadores por ano pela Justiça do Trabalho. O ministro fez questão de visitar cada uma das reuniões setorizadas para agradecer o apoio à prestação do serviço judicial trabalhista. A partir do mês que vem, o atual vice-presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, assume a Presidência do TST para o biênio 2024-2026.

“Somos os melhores, os eficientes, os que mais executam, são mais de 40 bilhões pagos anualmente a reclamantes que buscam na Justiça do Trabalho que paguem os seus direitos. Somos os melhores porque somos os que mais conciliamos, pacificados os conflitos, são mais de 40% de índice de conciliação. O sentido de coesão, de união entre os Tribunais Regionais, que vêm trocando experiências e assim aprimorando a prestação de serviço”, declarou o ministro Lelio no Coleprecor, que aconteceu na cidade de Natal-RN entre os dias 17 e 18 de setembro. 

De acordo com o presidente do Coleprecor e do TRT-RN, desembargador Eridson Medeiros, a reunião do Coleprecor em Natal é histórica: “É um marco histórico, aqui para o nosso Tribunal, reunir todos os presidentes corregedores do Brasil e com a presença digníssima do nosso presidente do Tribunal Superior do Trabalho”.

Em paralelo ao encontro do Coleprecor, há reuniões de secretários-gerais da Presidência, de secretários de Corregedorias Regionais, de secretários-gerais judiciários, de diretores gerais e, pela primeira vez, um encontro dos diretores de secretaria de Varas do Trabalho de todos os TRTs do país. As reuniões setorizadas tratam de temas específicos de interesse de cada uma das funções como a apresentação de sistemas de monitoramento de desempenho, as estratégias para o futuro da Justiça do Trabalho, cases de sucesso, ferramenta IGest e a implementação da Resolução 219.

Também são abordados temas ligados ao Prêmio CNJ de Qualidade, Inteligência Artificial, atualização de normativos, compliance LGPD na Justiça do Trabalho, implementação de Secretaria Conjunta e Minutas de Sentenças, além da apresentação de boas práticas.

Texto: HC / Ascom TRT-PR com informações do TRT-21