21/11/2023 – Convênio com Foz expande para a fronteira o projeto de inclusão digital Roberto Dala Barba

  • Categoria do post:TRT9
A partir da esquerda, a desembargadora do TRT-PR Rosemarie Diedrichs Pimpão;
a presidenta do Tribunal, desembargadora Ana Carolina Zaina;
a secretária municipal de Educação de Foz do Iguaçu,
Maria Justina da Silva; e vereadora Anice Gazzaoui.

O processo de interiorização do Programa de Inclusão Digital Roberto Dala Barba se consolidou, com o termo de cooperação técnica entre o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e o município de Foz do Iguaçu, assinado na última terça-feira, 14. O compromisso levará a crianças e adolescentes da tríplice fronteira formação digital capaz de, no futuro, facilitar sua entrada no mercado de trabalho. Simultaneamente, os jovens participantes e suas famílias serão conscientizados a respeito dos malefícios da exploração do trabalho infantil.

O Projeto de Cidadania e Inclusão Digital Roberto Dala Barba, realizado desde 2005, é uma contribuição do TRT do Paraná para o enfrentamento à exploração do trabalho infantil e estímulo à aprendizagem. Tradicionalmente voltado para alunos da rede pública de ensino de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, já formou mais de 280 jovens.

Interiorização

O esforço para interiorização começou em 2011 e 2012, com realização de cursos em Maringá, e em 2022 foi iniciada uma ação avançada na cidade de Palmas, Sul do Estado, onde o Tribunal instalou uma sala de inclusão digital com 30 computadores, com os respectivos monitores e mobiliário, doados ao Colégio Estadual Padre Ponciano José de Araújo.

Neste ano, o TRT doou mais 200 computadores, que serão distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação às escolas com maior déficit de equipamentos para projetos de inclusão digital.

Roberto Dala Barba foi juiz no TRT do Paraná que esteve na vanguarda do processo de informatização do tribunal, e que anteviu a importância de proporcionar aos jovens formação nessa área. Após sua morte precoce, em um acidente automobilístico, em 2005, aos 49 anjos, a instituição decidiu dar seu nome ao projeto que ele idealizou. Todas as aulas são ministradas por voluntários, entre servidores e magistrados do tribunal.

Portadoras do futuro

“Quando crescerem, as crianças da tríplice fronteira contarão sua história de sucesso: haverão de ter crescido sem o anátema do trabalho infantil, porque, no presente, soubemos nos unir em favor da aprendizagem”, disse, durante a cerimônia para assinatura do Termo de Cooperação, a presidenta do Tribunal, desembargadora Ana Carolina Zaina, concluindo que “o termo de cooperação que firmamos é uma cápsula para o amanhã. Deus permita que essas crianças, nas quais depositamos todas as nossas esperanças e a quem dedicamos nossos esforços, sejam portadoras do futuro, um tempo em que, finalmente, todas as crianças estarão na escola, com condições adequadas para aprender, se desenvolver e sonhar”.

Para a coordenadora na região Sul do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão (TRT-PR), a chegada do projeto Dala Barba a Foz do Iguaçu consolida, na prática, diversos esforços que a Justiça do Trabalho vem realizando para confrontar o cenário preocupante da infância e juventude na tríplice fronteira. Especialmente, disse ela, no que diz respeito à pior modalidade da exploração de crianças, que é o trabalho sexual.

A secretária municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva, que representou o Município na assinatura, disse que as atividades iniciais serão desenvolvidas em uma comunidade onde poderá exercer forte impacto positivo.

A vereadora Anice Gazzaoui, que defendeu o termo de cooperação técnica na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, comemorou a assinatura do documento e previu futuras expansões.

 

O Termo de Cooperação Técnica entre o TRT-PR e o município de Foz do Iguaçu foi
assinado na última terça-feira, 14.

Participaram da cerimônia as juízas do Trabalho de Foz do Iguaçu Luciene Cristina Baschiera, Tatiane Raquel Bastos Buquera e Fernanda Hilzendeger Marcon; os Juízes Auxiliares da Presidência Cláudia Gioppo e Lourival Barão Marques Filho; a secretária Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva; a vereadora Anice Gazzaoui; o advogado Neandro Lunardi, conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)e representante da sua seção estadual; o advogado Vitor Hugo Nachtygal, presidente subseção de Foz do Iguaçu da OAB; o advogado Marcelo Rodrigues de Almeida, representante da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná; a procuradora Cláudia Honório, representante da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região; os secretários municipais Roberto Domingos da Silva (Trabalho, Juventude e Capacitação) e André Alliana (Turismo e Projetos Estratégicos), além da Diretora de Gestão em saúde, Joanice Carvalho, representante da Secretaria Municipal de Saúde, do coordenador do departamento jurídico da Fundação Municipal de Saúde, Raimundo Geraldo das Neves, e do coordenador Regional da Polícia Penal em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo. Representando o Comando do 14º Batalhão da Polícia Militar em Foz do Iguaçu, o capitão Edson Dal Pozzo; representando o Comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu, a sargento Karlla Alessandra do Nascimento Benning; representando a UDC, o professor Sérgio Luiz Candil e a professora Isadora Minotto Gomes Schwertner; o diretor administrativo e financeiro do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu, Vinicius Teixeira Monteiro; a gerente Regional da Sanepar, Polyana dos Santos Varlett; o diretor-geral do TRT-PR, Sandro Alencar Furtado, o secretário-geral da Presidência, Eduardo Silveira Rocha, e servidores do Tribunal.

 

Texto: GN / Ascom TRT-PR

Fotos: Jason Silva / Ascom TRT-PR