21/07/2025 – Reunião para elaboração das Metas para 2026 tem número recorde de participantes em evento telepresencial no TRT-PR

  • Categoria do post:TRT9

A reunião telepresencial para elaboração das metas nacionais para o ano de 2026, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), teve recorde de público. Foram 341 participantes: 40 magistradas e magistrados, 298 servidoras e servidores e três estagiárias e estagiários. O encontro, que ocorreu no dia 12 de junho, teve como objetivo a formulação da proposta do TRT-PR para as Metas Nacionais 2026 a serem encaminhadas ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A gestão participativa para elaboração das metas nacionais está prevista na Resolução CNJ 221/2016.

 

O presidente do Tribunal, desembargador Célio Horst Waldraff, que coordena o Comitê de Governança e Estratégia, conduziu a reunião, que contou com a participação do gestor de metas do Regional, desembargador Arion Mazurkevic. Os trabalhos foram assessorados pelo diretor da Secretaria de Governança, Estratégia e Estatística (SGE), Luiz Henrique Tacconi.

 

Foram debatidos tópicos como os da Meta Nacional 1 ¿ Julgar mais processos que os distribuídos, sendo definida pelos participantes a seguinte proposta de enunciado para 2026:

Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos de 01/12/2025 a 30/11/2026, excluídos os suspensos e sobrestados de 01/12/2025 a 30/11/2026. Cláusula de barreira: Taxa de Congestionamento Líquida na Fase de Conhecimento do Justiça em Números, em 2026, menor que 40%.

Também foram acrescentadas as seguintes observações:

– Que o período de referência seja o aprovado no 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, o qual foi alterado pelo CNJ quando da publicação do glossário das metas 2025.

– Que a aferição da cláusula de barreira considere os últimos 12 meses, facilitando o acompanhamento ao longo do exercício, e não apenas os valores do ano de referência.

 

A proposta elaborada pelo TRT-PR foi encaminhada à Coordenação do Subcomitê dos Tribunais de Médio Porte pela Presidência para que seja considerada na formulação da proposta final das Metas Nacionais para 2026 da Justiça do Trabalho. Em continuidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deliberará as propostas em conjunto com os segmentos da Justiça. A conclusão do processo se dará no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em dezembro, em Florianópolis. Todos os itens da proposta do TRT-PR podem ser acessados aqui.

 

Antes da reunião da elaboração das metas, foi realizada a Reunião de Análise da Estratégia (RAE) e Comitê de Governança e Estratégia em que foram apresentados os resultados do TRT-PR nas Metas Nacionais de janeiro a maio de 2025 e o andamento de outras demandas estratégicas. Em relação às demais demandas estratégicas, a SGE informou que o resultado preliminar do Ranking da Transparência mostra que o TRT-PR atingiu 97,65% de atendimento. Destacou que foi a segunda maior pontuação da Justiça do Trabalho, logo atrás da pontuação máxima 98,59%, obtida por outros 4 regionais. Também foi a maior pontuação do Tribunal na série histórica, desde a criação do Ranking em 2018.

 

Após a realização da reunião, em continuidade aos processos participativos conduzidos pelo TRT-PR, foi realizada Audiência Pública no dia 27/06/2025, a qual teve como objetivo ampliar o debate à sociedade e estabelecer metas mais qualitativas para o Judiciário.

 

Para consultar o Plano Estratégico Institucional do TRT-PR 2021-2026 clique aqui. Para conhecer os resultados no nosso Tribunal no período de janeiro a maio de 2025 nas Metas Nacionais clique aqui. Demais informações estão disponíveis na página Governança e Estratégia.

 

 

Texto: Gilberto Bonk Junior