O diretor-presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa, com o
presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff, após a assinatura do convênio.
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) contará com mais um posto de atendimento bancário para as demandas oriundas da Justiça do Trabalho. A nova instituição financeira que oferecerá seus serviços ao TRT-PR é o Banco de Brasília (BRB). O posto de atendimento será instalado na sede do Tribunal, em Curitiba-PR. A assinatura do termo de cessão de uso e convênio ocorreu na última quarta-feira (14).
O novo banco poderá prestar serviços para depósitos judiciais, além de oferecer produtos e serviços para magistradas(os) e servidoras(es) do Tribunal. O BRB deverá ser instalado até o final deste ano. O banco ocupará o espaço onde funcionam a Ouvidoria e a Ouvidoria da Mulher. Essas unidades serão deslocadas para o Fórum Trabalhista de Curitiba.
O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, declarou que o termo de cessão é uma ação arrojada para “ampliar os limites de relação bancária com uma terceira instituição. Nós temos uma história muito longa de relacionamento com bancos federais, e agora vamos ingressar em uma nova fase, tudo isso com a finalidade de qualificar ainda mais o tipo de serviço que prestamos às partes”.
O diretor-presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa, destacou que o banco tem investido em tecnologia e inovação e vem se expandido pelo Brasil, tendo entre seus objetivos o de se aproximar da Justiça. “Fomos o primeiro banco a lançar o “pix judicial”, um jeito diferente de gerir os depósitos judiciais, redesenhando toda a integração do sistema bancário com o PJe, permitindo não apenas os depósitos, mas os saques, trazendo eficiência e segurança para os tribunais e os jurisdicionados”. O posto de atendimento do BRB no TRT-PR é a primeira unidade da instituição jurídica no Sul do país.
Da esquerda para a direita: vice-presidente do TRT-PR, desembargador
Marco Antônio Vianna Mansur; o diretor-presidente do BRB,
Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa; o presidente do TRT-PR,
desembargador Célio Waldraff; a desembargadora Ana Carolina Zaina;
e o desembargador Arion Mazurkevic.
Com a parceria, o BRB financiará ainda ações do Tribunal, como o projeto “Casa do Saber”, proposta em elaboração para transmissão voluntária de conhecimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre os saberes que devem compor a ação estão aquelas que possibilitem a melhoria da saúde mental e financeira, ligadas ao esporte, música, informática, entre outras.
Participaram do ato o vice-presidente do TRT-PR, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur; o corregedor regional, desembargador Benedito Xavier da Silva; a desembargadora Ana Carolina Zaina, ex-presidente na gestão 2021-2023 e que iniciou a negociação com o BRB; o desembargador Arion Mazurkevic; as juízas auxiliares da Presidência, magistradas Angélica Candido Nogara Slomp e Simone Galan de Figueiredo; o presidente e o consultor jurídico da Anajustra Federal, respectivamente Antônio Carlos Parente de Andrade e José Nelson Dantas.
Texto: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR
Fotos: Jason Silva / Ascom TRT-PR