17/12/2024 – Projeto de Inclusão Digital Roberto Dala Barba forma 1ª turma de Foz do Iguaçu

  • Categoria do post:TRT9
Fotografia de um grupo de cerca de 40 pessoas, a maioria crianças, em frente a entrada do Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu.
Cerimônia de encerramento ocorreu no Foro Trabalhista de Foz do Iguaçu.

O projeto de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dala Barba realizou a formatura da primeira turma na cidade de Foz do Iguaçu. A solenidade de formatura aconteceu no Auditório do Foro Trabalhista da cidade com participação da secretária municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina da Silva e da pedagoga da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Luciane Klein. O Município de Foz e a Unioeste são parceiras do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) na implantação do Projeto Dala Barba na cidade.

A primeira turma do projeto em Foz foi formada por cerca de 30 alunos da 4ª Série da Escola Municipal João Adão da Silva, onde aconteceu a maior parte das aulas. O diretor da escola, José Luiz da Silva Acosta, também prestigiou a formatura. A desembargadora Ana Carolina Zaina, Diretora da Escola Judicial do TRT-PR enviou um ofício ao Foro do Trabalho de Foz celebrando a implantação do projeto na cidade. “Este projeto visionário, fruto de dedicado trabalho e voluntariado, emblematicamente representa o nobre valor social que orienta as ações desenvolvidas, provendo, inegavelmente, a disseminação do aprendizado, inclusão e cidadania ativa, transformando vidas. O compromisso com a responsabilidade social é inspirador e honra este Egrégio Tribunal pelo exemplo de integração que representa”, escreveu a magistrada.

Estiveram presentes a procuradora do trabalho Cláudia Honório e o coordenador do Projeto Dala Barba em Curitiba, o servidor do TRT-PR Nelson Araújo, que representou a presidência do Tribunal. A diretora do Foro Trabalhista de Foz do Iguaçu, Fernanda Hilzendeger Marcon, juíza Titular da 3ª VT, e a juíza da 2ª Vara, Luciene Cristina Baschiera, representaram a Justiça do Trabalho de Foz, ao lado do diretor da 2ª VT, Luciano Marcelo Cardoso, que coordena o Projeto Dala Barba na cidade.

A Secretária de Educação, Maria Justina da Silva também falou sobre o impacto do projeto na vida dos alunos:  “O Programa de Cidadania Digital em parceria com o TRT possibilitou aos nossos alunos da Escola João Adão, mais conhecimento sobre a inclusão digital, essencial para garantir o acesso à tecnologia e aos serviços digitais inseridos na sociedade e passando também pelos princípios básicos da cidadania tradicional: ser gentil, demonstrar respeito, responsabilidade e participar de atividades que tornem o mundo um lugar melhor demandando orientação para aprender como aplicar os elementos da cidadania a sua realidade, independentemente de sua classe social, gênero, raça ou capacidade.”

O coordenado do projeto em Foz, Luciano Marcelo Cardoso, destacou que a relação com os alunos foi de aprendizado mútuo.  “As lições repassadas são de grande valia para as crianças, mas inegável também que o tempo despendido com elas enriqueceu a Justiça do Trabalho de vitalidade e entusiasmo, de modo a impulsionar o cumprimento da sua missão institucional de transformação social”, enfatizou o servidor.

Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR