O início do processo de informação do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) começou com a alienação de carros de magistradas(os) para conseguir recursos, no início da década de 90 do século XX, para a compra de computadores. Esse é uma dos fatos contados no “Pioneirismo Digital”, quarto documentário da série de filmes produzidos sobre a trajetória da Justiça do Trabalho no Paraná, chamada de “A história do Nona”, em referência a 9ª Região. O filme pode ser assistido abaixo.
O documentário relembra ainda a criação do Sistema Unificado de Administração de Processos (SUAP) e a dificuldade de precisar abandonar o sistema desenvolvido no Paraná para dar lugar ao PJe, em 2013. Detalha também os bastidores para a criação das três primeiras varas do trabalho integralmente digitais em 2009: 21ª, 22ª e 23ª Varas de Curitiba. Registra a rápida digitação de todos os processos no TRT-PR após esse início das varas digitais e, lembra, mais recentemente a estruturação das videoconferências e a criação dos Balções Virtuais de atendimento durante a pandemia de covid-19.
História do Nona
A série documental ‘A História do Nona’ é uma produção da Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRT-PR com base em depoimentos de servidoras(es), personalidades jurídicas trabalhistas, juízas(es) e desembargadoras(es). As entrevistas foram realizadas nos últimos quinze anos e intensificadas desde 2022.
Os dois primeiros capítulos foram apresentados em 2023. O primeiro capítulo trata das origens da Justiça Trabalhista no Paraná, ainda na esfera administrativa. E o segundo, aborda os movimentos políticos para viabilizar a criação do TRT-PR. O terceiro conta sobre a primeira composição do TRT-PR na década de 70 e foi lançado no aniversário de 48 anos do Tribunal em setembro deste ano.
CAPÍTULO I – As Origens – lançado MAI23
CAPÍTULO II – A Criação do Tribunal – lançado SET23
CAPÍTULO III – A Primeira Composição – lançado SET24
Texto: HC / Ascom TRT-PR