O IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (IV Enam) teve início no dia 7 e foi encerrado no último dia 10 de maio (Dia da Memória do Poder Judiciário) na cidade de São Paulo. O tema do evento realizado este ano foi “Memória: preservação, gestão e inovação”. No IV Enam, estiveram presentes representantes do Poder Judiciário de todos os estados brasileiros, à exceção do Rio Grande do Sul, por conta da situação climática emergencial. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) foi representado pelo coordenador do Comitê de Memória e Documentação, desembargador Edmilson Antonio de Lima, e pelos servidores Carla Concepcion Zanella Kantek e Jorge Pires Neves, gestores da área de memória e gestão documental, respectivamente.
A abertura do evento foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Na ocasião, a presidente do TRT paulistano, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, lamentou a ausência da delegação gaúcha e expressou o sentido deste encontro. “Aqui nos reunimos com o propósito de discutir os mais eficazes mecanismos para a preservação da história do Poder Judiciário e para compartilhar experiências que contribuam para o aperfeiçoamento da gestão documental e da memória dos tribunais do país”, afirmou.
O Encontro Nacional do Poder Judiciário é um evento anual e aberto tanto para membros e servidores do Poder Judiciário quanto para a sociedade civil em geral, especialmente para acadêmicos e profissionais das áreas de Direito, História, Museologia, Comunicação Social e Biblioteconomia.
Veja aqui a abertura do IV Enam, realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região https://www.youtube.com/watch?v=TGtbk15ktsI
Veja aqui o enceramento do IV Enan, realizado na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo https://www.youtube.com/watch?v=rRN_Bq5Kvn8
Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR