13/12/2023 – TRT-PR empossa quatro novos juízes titulares

  • Categoria do post:TRT9
 Da esquerda para a direita as magistradas Samanta Alves Roder e Michele Lermen
Scottá e os magistrados Roberto Dala Barba Filho e Everton Gonçalves Dutra.

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) empossou na tarde da sexta-feira, 8 de dezembro, no cargo de Juiz Titular de Vara do Trabalho, os magistrados Everton Gonçalves Dutra, Michele Lermen Scottá, Roberto Dala Barba Filho e Samanta Alves Roder. A partir de então, cada magistrada e magistrado assume, respectivamente, as unidades da Justiça do Trabalho em Cianorte, 1ª Vara do Trabalho de Umuarama, Santo Antônio da Platina e Dois Vizinhos.

A solenidade foi presidida pelo desembargador presidente do TRT-PR, Célio Horst Waldraff, e contou com a presença de representantes da magistratura, da advocacia e do Ministério Público do Trabalho, além de servidores e familiares dos magistrados. Desembargador Célio fez uma exaltação da função do magistrado durante a cerimônia. “O juiz tem uma aversão existencial à injustiça. Nós sabemos que o mundo, frequentemente, não é justo. A vida, frequentemente, é injusta. Mas, ainda sim, nós nos rebelamos contra essa conjuração de elementos e tentamos compartilhar essa nossa angústia com nossos semelhantes distribuindo-lhes Justiça.”

O juiz Everton Gonçalves Dutra discursou em nome dos magistrados empossados. Ele agradeceu o apoio de servidores, estagiários, peritos, oficias de justiça e de advogados, além dos familiares. Em seguida, reforçou o compromisso com a função. “Quero afirmar e reafirmar meu apego e meu comprometimento com um bom do serviço público a ser prestado sempre com cortesia, gentileza, com eficiência e, acima de tudo, comprometimento e retidão nesta atividade tao importante, que é a atividade jurisdicional.”

Cianorte

Promovido por antiguidade, Everton Gonçalves Dutra assume a titularidade da Vara do Trabalho de Cianorte. O magistrado atuava como juiz substituto do TRT-PR desde o ano de 2008, proveniente do TRT-12 (SC), por processo de remoção. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, ingressou na magistratura em 2003. Desde 2015 era juiz substituto fixo na 2ª VT de Londrina.

A Vara do Trabalho de Cianorte foi instalada em 22 de junho de 1989. As maiores reclamadas na unidade são do ramo de abate de aves e do setor sucroalcooleiro. Com um acervo de 4.861 processos pendentes de finalização a Vara recebeu 1.470 novos casos em 2023.

O juiz Everton Gonçalves Dutra assina o Livro de Posse.

Santo Antônio da Platina

O Juiz Roberto Dala Barba Filho é graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ocupou o cargo de presidente da AMATRA-IX na gestão 2020-2022. Iniciou sua trajetória na Justiça do Trabalho do Paraná como servidor em 2003, inicialmente como técnico e depois como analista judiciário. Foi empossado como Juiz do Trabalho Substituto em 2009. Promovido por merecimento, assume a titularidade da Vara do Trabalho de Santo Antônio da Platina.

Com data de instalação em 31 de março de 2006, a VT de Santo Antônio da Platina tem um acervo de 1.227 processos, tendo recebido 702 novos casos em 2023. As maiores reclamadas são empresas estatais.

O juiz Roberto Dala Barba Filho no ato de posse como titular.

1ª VT de Umuarama

Michele Lermen Scottá graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua trajetória na Justiça do Trabalho como servidora do TRT-4 (RS). Ingressou na magistratura no mesmo regional em 2005. Em 2008 assumiu o mesmo cargo no TRT da 9ª Região. Promovida pelo critério da antiguidade, Michele deixa a 9ª VT de Curitiba, onde atuava como juíza substituta fixa desde 2021 e passa a ocupar o cargo de juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Umuarama.

A 1ª VT de Umuarama tem um acervo de 4.058 processos. 1.033 novos processos foram recebidos em 2023. As maiores reclamadas na unidade são do ramo abate de aves e frigoríficos. A unidade foi instalada em 6 de agosto de 1986.

A juíza Michele Lermen Scottá assina o Livro de Posse durante a cerimônia.

Dois Vizinhos

A Juíza Samanta Alves Roder é graduada em Direito pela Universidade Capital em São Paulo. Atuou como advogada trabalhista de 1997 a 2009. Foi empossada como Juíza do Trabalho Substituta em 25 de setembro de 2009, atuando como Juíza Volante em diversas cidades até setembro de 2015, quando se tornou Juíza Substituta fixa da Vara do Trabalho de Pinhais. Em 2019, passou a atuar na 2ª Vara do Trabalho de Curitiba até a data de hoje. Ela assume a titularidade da Vara do Trabalho de Dois Vizinhos, decorrente de processo de promoção por merecimento.

A VT de Dois Vizinhos foi instalada em 28 de outubro de 2005. A unidade tem um acervo de 2.298 processos e recebeu, no ano de 2023, 958 novos processos. O segmento de atividade com o maior número de processo em Dois Vizinhos é o das indústrias de transformação.

A juíza Samanta Alves Roder assina a posse como juíza titular.

A posse ocorreu no Plenário Alcides Nunes Guimarães e teve a presença do vice-presidente do Tribunal, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur; o corregedor regional, desembargador Benedito Xavier da Silva; o ouvidor, desembargador Arnor Lima Neto; os desembargadores Arion Mazurkevic e Edmilson Antonio de Lima; o ex-presidente do TRT-PR Dirceu Pinto Junior; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (MPT-PR), Alberto Emiliano de Oliveira Neto; a conselheira da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra-IX), Hilda Maria Brzezinski da Cunha Nogueira; e o vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR), Roberto Pontes Cardoso Junior.

O novos magistrados com os desembargadores do TRT-PR e o procurador-chefe
do MPT-PR, Alberto Emiliano de Oliveira Neto (à esquerda da imagem).

Texto: Marcio Francisco Lopes / Ascom TRT-PR

Foto: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR