.
A Clínica Direito do Trabalho, projeto de pesquisa e extensão vinculado ao Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove, na próxima sexta-feira (13), o seminário internacional “Plataformas Digitais de Trabalho: Epistemologia da Comparação do Trabalho no Norte e Sul Global e Zonas Cinzentas”.
O evento adota uma perspectiva interdisciplinar (sociologia, ciência política, direito, economia e geografia) e busca aprofundar as discussões acadêmicas iniciadas no Colóquio de São Carlos, realizado entre os dias 10 e 11 de dezembro, entre grupos de pesquisa do Brasil e da França. A ideia é questionar os desafios e instrumentos comparativos adequados ao estudo do trabalho digital.
Com painéis e mesas-redondas, o Seminário promoverá o diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, explorando hipóteses e estratégias metodológicas para compreender as categorias e conceitos relevantes ao entendimento do trabalho digital e seus direitos nos contextos do Norte e do Sul.
Entre as atrações confirmadas estão: Rafael Grohmann (University of Toronto – Canadá), José Dari Krein e Marcelo Manzano (Unicamp), Roberto Véras de Oliveira (Universidade Federal da Paraíba), Claire Marzo (Université Paris-Est Créteil – França), Sidnei Machado (Universidade Federal do Paraná), Maria Aparecida Bridi (Universidade Federal do Paraná), Liana Carleial (Núcleo de Pesquisa Direito Cooperativo e Cidadania, Curitiba) e Tomás Moreira e Maxime Schirrer (USP e LIRSA Conservatoire national des arts et métiers).
O evento ocorrerá na modalidade presencial, na sala 311 do Prédio Histórico da UFPR, das 8h às 18h. Haverá tradução simultânea francês-português e português-francês. As inscrições são gratuitas, porém obrigatórias e devem ser realizadas neste link.
Plataformas Digitais de Trabalho: Epistemologia da Comparação do Trabalho no Norte e Sul Global e Zonas Cinzentas
Data: 13 de dezembro de 2021
Horário: 8h às 18h
Local: sala 311 do Prédio Histórico da UFPR
Com informações da UFPR