12/12/2023 – Desembargadora Neide Alves dos Santos é homenageada com Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos

  • Categoria do post:TRT9

A desembrgadora Neide Alves dos Santos e o vereador vereador Leonidas Dias.

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), Neide Alves dos Santos, foi uma das 28 homenageadas com o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, concedido pela Câmara Municipal de Curitiba. A Sessão Solene de entrega da distinção foi realizada na noite do dia 7 de dezembro, na sede do Poder Legislativo municipal.

O prêmio Pablo Neruda foi criado em 2004 e atualmente regulamentado pela Lei Complementar 109/2018. Desde então, a honraria destaca as personalidades e instituições que lutam em prol da liberdade de pensamento, de crença e de opinião, em busca da construção de uma sociedade mais justa e democrática no âmbito do Município de Curitiba. As indicações foram aprovadas pelo Plenário da Câmara Municipal em agosto.

A desembargadora Neide Alves dos Santos foi indicada para a homenagem pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade). Natural de São Paulo (SP), a magistrada possui uma atuação voltada para a correção de desigualdades sociais, especialmente no que diz respeito ao combate ao preconceito racial e de gênero. Ela foi a primeira Ouvidora da Mulher na Justiça do Trabalho do Paraná.

Neide Alves dos Santos formou-se em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes em janeiro de 1983. Foi servidora do TRT da 2ª Região, no período de dezembro de 1981 a fevereiro de 1989, nos cargos de Auxiliar Judiciário e Oficial de Justiça Avaliador. Aprovada em concurso público de provas e títulos, exerceu cargo de Procuradora do Estado em São Paulo, atuando na Procuradoria de Assistência Judiciária Trabalhista, no período de fevereiro de 1989 a maio de 1990. Ingressou na magistratura do trabalho da 9ª Região, por concurso público de provas e títulos, sendo empossada como juíza substituta, em 7 de maio de 1990. A juíza foi promovida à titularidade da 4ª Junta de Conciliação e Julgamento (hoje Vara do Trabalho) de Maringá em maio de 1993. Em fevereiro de 2008 foi empossada desembargadora do trabalho.

Juntamente com a desembargadora Neide Alves dos Santos, a CMC homenageou outros 26 cidadãos e cidadãs e 2 instituições. Na relação dos homenageados estão as entidades Associação Pia União de Santo Antônio e Os Redentoristas. E ainda: Aieda Muhieddine; Angela Maria Alves; Diogo Azevedo; Diogo Caetano da Silva; Dulce Primo; Edina Paixão da Silva dos Santos, Eliana Patricia Pereira; Emanuele de Oliveira Siqueira; Jaqueline Claudino Barbosa; Joeci Machado Camargo; José Ribeiro Neto; Kalil Fauaz; Karollyne Nascimento; Laudiceia Lima Veloso; Lucas Zub Dutra; Luís Carlos da Fonseca; Luiz Carlos Lima de Souza e Maristela Dumas; Michele Cristina Dubas; Nylcea Maria Camargo Braga Maciel; Priscila Caneparo dos Anjos; Régis Rogério Vicente Sartori; Solange Martinez Massa; Valquiria Pereira da Rocha; e Vanessa Lima.

Texto: Pedro Macmbira Filho / Ascom TRT-PR

Foto: Rodrigo Fonseca / CMC