O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), através do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIR), arrecada a partir dessa quarta-feira (12) até o dia 20 de junho brinquedos, roupas e livros infantis para as crianças e adolescentes atingidas pelas tempestades no Rio Grande do Sul. Magistradas(os) e servidoras(es) do Tribunal convidam a todas(os) para participar e reconstruir o imaginário e o mundo lúdico da comunidade infantil gaúcha atingida pelas enchentes no mês de maio.
A intenção da campanha é oferecer às crianças e adolescentes a chance de recuperarem um pouco da qualidade de vida que tinham antes das fortes chuvas caírem sobre o estado. Nesta hora, ainda vale o sentimento de solidariedade e a ação de doar roupas que não serve mais dos filhos (ou netos), os brinquedos parados ou os livros e gibis já lidos e relidos. Recomenda-se indicar a faixa etária dos itens doados.
A arrecadação acontece nas unidades do TRT-PR em Curitiba, no Fórum Trabalhista de Cascavel, no interior do estado, nas unidades da Justiça do Trabalho nas cidades da Região Metropolitana: São José dos Pinhais, Campo Largo, Pinhais, Colombo e Araucária. Veja a lista de endereços abaixo. Em Cascavel, a campanha encerra no dia 19 de junho para as doações serem trazidas até Curitiba.
As doações serão entregues pelo TRT-PR à Defesa Civil do Paraná, que fará o transporte do material ao Rio Grande do Sul. Lá, os brinquedos, roupas e livros infantis serão entregues ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), que fará a distribuição e entrega para a comunidade local.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), das 80 mil pessoas que estavam em abrigos por conta das inundações, cerca de 10 mil eram crianças ou adolescentes (saiba mais). No entanto, o número pode ser maior, já que existe uma dificuldade real de contabilizar todas as vítimas. De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc) do estado gaúcho, 1087 escolas foram atingidas pela catástrofe climática. Dessas, 573 instituições de ensino estão danificadas, impactando a vida de 395.181 estudantes.
A economia do Rio Grande do Sul também saiu arrasada. Os prejuízos estimados por conta da tragédia climática são calculados em mais de R$ 60 bilhões, mas a conta também pode crescer ainda, já que não foram contabilizadas as safras perdidas ou mesmo a inflação local resultante das cheias. “Queremos tentar restituir um pouco da alegria que o lúdico e a leitura trazem”, afirma a coordenadora da companha e gestora do Programa, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão.
SAIBA ONDE ENTREGAR AS DOAÇÕES
Sede TRT-PR
Alameda Carlos de Carvalho, 528, Centro, Curitiba-PR.
Fórum do Trabalho de Curitiba
Av. Vicente Machado, 400, Centro, Curitiba-PR
Prédio Administrativo do TRT-PR
Av. Vicente Machado, 147, Centro, Curitiba-PR
Fórum do Trabalho de Araucária
Av. Alfred Charvet, 862 – Boqueirão, Araucária
Vara do Trabalho de Campo Largo
Av. Padre Natal Pigato, 1675 – Vila Elizabeth
Fórum do Trabalho de Colombo
R. José Cavassin, 125 – Centro
Vara do Trabalho de Pinhais
R. América do Sul, 629 – Centro
Fórum do Trabalho de São José dos Pinhais
Rua das Nações Unidas, 1101, Cidade Jardim, São José dos Pinhais
Fórum do Trabalho de Cascavel
R. Galibis, 328 – Santa Cruz
Texto: Pedro Macambira Filho e Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR
Arte: Joel Gogola / Ascom TRT-PR