A estudante Kiara Martins dos Reis, do 9º ano, com o cartaz vencedor ao
lado da coordenadora da Região Sul do PCTIR, desembargadora Rosemarie
Diedrichs Pimpão, do corregedor regional do TRT-PR, desembargador
Benedito Xavier da Silva e da diretora Tânia Sugamosto Hennequin.
A recompensa pelo esforço, sensibilidade e imaginação de uma aluna do Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, em Curitiba, que elaborou um cartaz que reflete os males do trabalho infantil, foi a última atividade do Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED). O concurso de cartazes premiou estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual de escolas de diversas regiões do estado. O aluno vencedor ganhou um tablet. Foram 32 premiados ao todo.
O tema do concurso foi a erradicação do trabalho infantil. A ação promoveu a divulgação para a comunidade escolar dos efeitos danosos da responsabilidade de realizar atividades laborativas antes dos 14 anos e da importância de as crianças e os adolescentes estudarem.
Outra ação decorrente do Termo de Cooperação foi a doação, pelo Tribunal, de 200 computadores, para que sejam distribuídos às escolas mais carentes.
O encerramento das atividades do Termo de Acordo, com a última premiação, ocorreu na quinta-feira, 7 de dezembro, com a presença de representantes do Tribunal, do governo do Estado e do Município. A estudante Kiara Martins dos Reis, do 9º ano, disse que teve muito trabalho para elaborar o seu desenho, e que passou muitas horas para desenvolvê-lo. A sua criação vencedora ganhou o nome de “A infância no passado e no presente”. Kiara destacou que estava muito inspirada quando desenhou a sua obra.
Apesar de ter apenas uma vencedora no Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, todos os estudantes que participaram do concurso foram homenageados.
O corregedor regional do TRT-PR, desembargador Benedito Xavier da Silva, esteve presente no evento, representando a Presidência do Tribunal. O desembargador afirmou que toda a ação que visa à integração social e à educação merece ser prestigiada e parabenizada. “Fazemos votos que as pessoas que estão engajadas no programa continuem com essa garra, essa força”, ressaltou.
A coordenadora da Região Sul do Programa Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIR), desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, considerou o resultado do termo de parceria um êxito absoluto. “Tenho muita gratidão no coração à Secretaria de Educação e aos Núcleos Regionais”, afirmou.
Também compareceu à premiação o diretor-geral da Secretaria de Educação do Paraná, João Giona. Ele agradeceu ao Tribunal pela iniciativa e destacou que a parceria foi muito produtiva. “Acho que o efeito mais importante não está apenas nas crianças que foram premiadas, mas o efeito que isso gera em toda a rede, na mensagem que transmite, no valor educacional. É uma proposta muito nobre, que é combater o trabalho infantil”.
A diretora do colégio, a professora Tânia Sugamosto Hennequin, destacou a importância da parceria e da divulgação do tema nas escolas, que foi discutido em sala de aula. “Ficamos muito gratos com a parceria. Gostaríamos que ela voltasse a se repetir todos os anos, para que os nossos alunos tenham a oportunidade de conhecer o tema, e que seja, realmente, erradicado o trabalho infantil”.
SOBRE O PCTIR
O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem – PCTIR, foi instituído pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em 2013 e desenvolve ações coordenadas com todos os Tribunais Regionais do país. No âmbito do TRT9 (PR), o programa é gerido pela Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão desde sua implantação.