O projeto ‘Cultura na Justiça’ nasceu do termo de parceria assinado entre o TRT-PR
e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
A estreia do projeto ‘Cultura na Justiça’ aconteceu no último dia 24, na sede do o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), durante a solenidade de abertura do ano judiciário e de entrega dos prêmios de Reconhecimento de Servidores da Justiça do Trabalho do Paraná e do concurso que deu o nome do novo portal: iNove. Na primeira ação do projeto Cultura na Justiça foi realizado recital de piano com professores e acadêmicos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).
A soprano Paloma López-Schott e o tenor Mario Malinconi Reyes cantaram acompanhados ao piano por Clenice Ortigara. Eles apresentaram a peça La Serenata, do italiano Gioachino Rossini. Na sequência serão apresentadas as peças ‘Lua Branca’ e ‘Corta-Jaca’, de Chiquinha Gonzaga, também pela pianista Clenice Ortigara em parceria com o clarinetista Jairo Wilkens.
Parceria TRT-PR e Unespar
O projeto ‘Cultura na Justiça’ nasceu do termo de parceria assinado entre o TRT-PR e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e que será desenvolvido ao longo do ano de 2025. O objetivo da cooperação entre as instituições é a promoção da arte e da cultura no âmbito da Justiça do Trabalho no Paraná com a participação de alunos e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).
O TRT-PR custeou a reforma de dois pianos Essenfelder, pertencentes à Embap.
A contrapartida é a permanência dos instrumentos no Tribunal com o
compartilhamento do espaço e dos pianos aos professores e alunos.
A aproximação institucional surgiu de maneira inusitada: uma conversa durante a manutenção de um computador. Em junho de 2022, o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca e o musicista e técnico de informática Ghiberti Augusto Stival conversaram sobre os pianos sem manutenção na universidade. O desembargador procurou, então, a Presidência do TRT-PR, na época exercida pela desembargadora Ana Carolina Zaina, para viabilizar a reforma dos instrumentos para recuperação e uso, o que se viabilizou nos meses seguintes.
Pelo acordo, o TRT-PR custeou a reforma de dois pianos Essenfelder, pertencentes à Embap. A contrapartida é a permanência dos instrumentos no Tribunal para uso em eventos e solenidades, com o compartilhamento do espaço e dos pianos para as atividades escolares públicas de professores e alunos.
Segundo a coordenadora do Subcomitê de Fomento à Cultura e Arte, juíza Simone Galan de Figueiredo, estão previstas outras apresentações decorrentes da parceria. Elas serão realizadas sempre no Plenário Pedro Ribeiro Tavares (sede do TRT-PR), às quintas-feiras, no horário das 18h às 18h40. A coordenação do projeto é da professora da Unespar, Clenice Ortigara.
Confira a programação:
– 24 de abril: Duo Palheta ao Piano, Clenice e Jairo
– 15 de maio: Paraná4 quarteto de clarinetes
– 12 de junho: Big Belas Band, dia dos namorados
– 21 de agosto: Big Belas Band
– 4 de setembro: Árias de ópera
– 16 de outubro: Broadway in Concert
– 13 de novembro: Canções para voz e piano.
A coordenação do projeto é da professora da Unespar, Clenice Ortigara. que toca
um dos pianos no palco do plenário Pedro Ribeiro Tavares.
Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR