Em alusão ao Dia Internacional da(o) Trabalhadora(r), o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) realizará o Painel “Trabalho: Diversidade e Adversidades”. O evento ocorrerá no dia 10 de maio, das 14h às 16h, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do Tribunal, em Curitiba, localizada na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528. A discussão também terá transmissão ao vivo pelo canal do TRT-PR no YouTube. As inscrições ocorrem até o dia 08 de maio.
Promovido pelo Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-PR, a atividade tem o objetivo de tratar dos direitos trabalhistas de toda a classe trabalhadora, com especial ênfase aos direitos dos grupos vulneráveis historicamente, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas idosas e integrantes da comunidade LGBTQIAP+.
Serão cinco palestrantes, com mediação da coordenadora do Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, desembargadora Neide Alves dos Santos. A servidora Adryeli Sacilotto de Camargo, membra do Comitê, também participará da mediação.
O advogado Mateus Cesar, diretor administrativo do Ecossistema de Impacto Social do Grupo Dignidade, membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PR e atuante no Comitê de Direitos LGBTQ+ da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, falará sobre discriminação da comunidade LGBTQ+, especialmente, no meio ambiente do trabalho.
A presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (CATAMARE), Maria José de Oliveira Santos (Lia da CATAMARE), relatará as condições de trabalho e de vida das pessoas que são catadoras de recicláveis. A servidora do TRT-PR, Adryeli Sacilotto de Camargo, que atua na Seção de Avaliação e Carreira, membra do Comitê, terá como temas centrais: as estatísticas e casos concretos sobre discriminações, no âmbito trabalhista.
Também servidora do TRT-PR, Andréia Baltazar Dias, que atua na Coordenadoria de Arquivo e Gestão Documental de Curitiba e integra a Coordenação de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho no Paraná (SINJUTRA), abordará o tema da inclusão/acesso ao mercado de trabalho para as pessoas com deficiência (PcD). A servidora foi coordenadora voluntária do programa ´cidadão Down´ da Associação Reviver Down, uma rede de apoio às pessoas com síndrome de Down e seus familiares, desde o nascimento até a vida adulta.
Completa o grupo de painelistas o terceirizado do TRT-PR João Victor Serra Negra Brandão, que tem Síndrome de Down. O trabalhador foi vendedor de chocolates e é praticante de natação e de outros exercícios físicos. Sonha em abrir uma empresa de Gestão, Administração e Informática.
Inscrições
Para participar, os interessados devem inscrever-se com o envio de nome completo, cargo/profissão e instituição a que se vincula para o e-mail: equidade@trt9.jus.br.
Para quem for assistir presencial, a presença será efetivada mediante assinatura, nas listas impressas, disponíveis nas mesas da entrada do Plenário. Já para quem for assistir pelo YouTube, a presença será efetivada mediante preenchimento do formulário do Google a ser disponibilizado no “chat do Youtube”, durante a realização do evento.
A declaração de presença, emitida pelo Comitê, em formato simples, deve ser solicitada pelo e-mail: equidade@trt9.jus.br até dia 13/05/2024.
Texto: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR
Arte: Joel Gogola / Ascom TRT-PR